IPLUSO 2581
Marketing
Gestão de Hotelaria e Restauração (T) (IPLUSO)
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ApresentaçãoPresentationA disciplina de Marketing visa introduzir os estudantes a um dos principais pilares da gestão organizacional, proporcionando uma visão abrangente dos conceitos que norteiam o marketing e o endomarketing. Ela demonstra como essas áreas se integram de forma holística nas diferentes áreas funcionais da empresa, incluindo a gestão de recursos humanos. Além disso, fornece embasamento teórico e prático para que os alunos compreendam e debatam temas atuais relacionados ao marketing e ao endomarketing, destacando a importância da gestão de pessoas no contexto do marketing interno. A disciplina também estimula o senso crítico dos alunos em relação às interfaces do marketing com a economia, estratégia, tecnologia, cultura, ética e responsabilidade socioambiental, ao desenvolver um planeamento estratégico de marketing.
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ProgramaProgrammeCP1. Ambiente empresarial e de marketing CP2. Fundamentos, conceitos essenciais e elementos que compõem o marketing CP3. Comportamento dos consumidores e o processo de decisão de compra CP4. Sistemas de informações e pesquisa de marketing CP5. Endomarketing (marketing interno) CP6. Marketing contemporâneo: o estado da arte
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ObjectivosObjectivesOA1 - Contextualizar as tendências do ambiente empresarial e de marketing OA2 - Dominar os fundamentos, conceitos essenciais e elementos que compõem o marketing. OA3 - Perceber sobre o comportamento dos consumidores e o seu processo de decisão de compra. OA4 - Conhecer ferramentas de sistemas de informações e pesquisa de marketing. OA5 - Perceber o que é endomarketing e sua relação com a gestão de recursos humanos. OA6 - Reconhecer a importância e as vantagens do endomarketing para a organização e para os stakeholders. OA7 - Desenvolver um planeamento estratégico de endomarketing. OA8 - Perceber o estado da arte da ciência e da prática do marketing.
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BibliografiaBibliographyBEKIN, S.F. Endomarketing: como praticá-lo com sucesso. São Paulo: Editora Prentiel. Hall, 2004. BLACKWELL, R.D.; MINIARD, P.W., ENGEL, J.F. Comportamento do consumidor. São Paulo: Cengage Learning, 2013. BRUM, A.M. Endomarketing como estratégia de gestão: encante seu cliente interno. Porto Alegre: Editora L&PM, 1998. KOTLER, P.; KELLER, K.L. Administração de marketing . 12.ed. SÃO PAULO: Pearson Prentice Hall, 2013. MALHOTRA, N. Pesquisa de Marketing : uma orientação aplicada. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2001. 720 p
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MetodologiaMethodologyA UC de Marketing contará com metodologias de ensino inovadoras, nomeadamente: ME1. Exposição teórica dos principais conteúdos programáticos; ME2. Análise e discussão de casos em sala de aula; ME3. Seminários de apresentação de trabalhos; ME4. Aprendizado baseado no desenvolvimento de projetos de planeamento estratégico de endomarketing em que os alunos poderão aplicar conceitos e teorias aprendidas em sala de aula para solucionar problemas reais enfrentados por organizações. ME5. Uso de inteligências artificiais para dinamizar e enriquecer o processo de ensino-prendizagem em marketing.
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS4
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão