IPLUSO 21879
Marketing para Dispositivos Móveis
Marketing Digital (T) (IPLUSO)
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ApresentaçãoPresentationEsta disciplina visa a aquisição de conhecimentos metodológicos, técnicos e conceptuais necessários para a criação de campanhas de marketing digital adaptadas a dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Durante o semestre, o aluno desenvolverá estratégias que integram conteúdos tridimensionais, realidade aumentada (AR), áudio e vídeo, explorando também o potencial do metaverso como plataforma emergente para a divulgação de campanhas. As atividades lecionadas visam enriquecer a capacidade de planeamento e implementação de ações de marketing, com ênfase na inovação tecnológica e na interatividade proporcionada por estas novas ferramentas digitais
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ProgramaProgrammeFundamentos, especificidades e desafios na criação de campanhas de marketing para smartphones e tablets. Plataformas de desenvolvimento AR: Análise de diferentes soluções (como Unity, Lens Studio) para criar experiências imersivas. Integração de conteúdos interativos em redes sociais e plataformas digitais: Como adaptar campanhas com AR para Facebook, Instagram, TikTok e outras redes sociais. Storytelling e design de interação em AR: Técnicas para criar narrativas envolventes e interações eficazes em ambientes virtuais e aumentados. UX em realidade mista: Princípios de usabilidade para melhorar a experiência do utilizador em campanhas imersivas. Tendências emergentes no marketing digital e imersivo: Exploração de novas tecnologias e estratégias, como AI e NFTs, aplicadas ao marketing em AR e no metaverso. Desafios éticos e de privacidade em experiências imersivas: Discussão sobre os cuidados ao lidar com dados pessoais e a proteção do utilizador em ambientes virtuais.
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ObjectivosObjectives1. Organizar conteúdos projetuais com vista à integração em equipe multidisciplinar, promovendo a colaboração eficaz em campanhas de marketing digital. 2. Desenvolver conteúdos audiovisuais adequados para integração em plataformas de metaverso, redes sociais e outros canais digitais, considerando as especificidades de cada meio. 3. Compreender as diferentes ferramentas e software disponíveis para produzir conteúdos de realidade aumentada (AR), com foco em experiências interativas e imersivas. 4. Aplicar conceitos de design e storytelling na criação de campanhas digitais para dispositivos móveis, utilizando elementos visuais, sonoros e tridimensionais de maneira criativa e eficaz. 5. Desenvolver competências de planeamento estratégico digital, alinhadas às tendências emergentes no campo do marketing móvel e tecnologias imersivas. 6. Integrar práticas de usabilidade e experiência do utilizador (UX) ao criar campanhas que maximizem a interação e o engajamento dos utilizadores.
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BibliografiaBibliographyHackl, C., & Wolfe, S. (2017). Marketing new realities: An introduction to virtual reality & augmented reality marketing, branding, & communications. Meraki Press. Baruah, R. (2020). AR and VR Using the WebXR API. In Learn to Create Immersive Content with WebGL, Three. js, a-Frame, and Babylon. js. https://doi.org/10.1007/978-1-4842-6318-1
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MetodologiaMethodologyNesta disciplina, os alunos terão uma aplicação prática direta com ferramentas e plataformas de marketing digital para dispositivos móveis, com foco na criação de campanhas que integrem realidade aumentada (AR), vídeos interativos e conteúdos tridimensionais. O objetivo é que os alunos compreendam as potencialidades e os desafios dessas tecnologias no contexto do marketing, explorando estratégias inovadoras para engajar o público-alvo em smartphones e tablets e dispositivos emergentes. Ao final do curso, os alunos terão desenvolvido e implementado uma campanha de marketing digital utilizando AR e outros recursos imersivos, considerando conceitos como: usabilidade em interfaces móveis, interatividade em AR, adaptação de conteúdos para redes sociais e plataformas móveis, além de análise de métricas de performance.
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS4
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão




