IPLUSO 1
Matemática I
Instalações Elétricas e Automação (T) (IPLUSO)
-
ApresentaçãoPresentationNum ciclo de estudos pós-secundário na área das tecnologias e engenharias, as unidades curriculares da área científica de Matemática assumem um papel relevante. São essenciais para os alunosadquirirem conhecimentos de base necessários em outras unidades curriculares do ciclo de estudos que necessitam de conhecimentos matemáticos ou de outras aptidões e competências adquiridas com o trabalho nas unidades desta área. A unidade de Matemática I assume uma função fundamental e relevante no início da formação matemática dos alunos.Os conteúdos matemáticos são essenciais na formação de quadros qualificados, quer na compreensão e consolidação dos diferentes conceitos, quer no conhecimento específico da sua aplicabilidade. São explorados conceitos de lógica, matrizes, operações com matrizes, cálculo de determinantes, resolução e discussão de sistemas de equações e vectores e valores próprios com aplicação em outras áreas do ciclo de estudos.
-
ProgramaProgramme1. Matrizes. Noção, tipos de matrizes, operações, característica e matrizes invertíveis. 2. Determinantes, noção, propriedades e teorema de Laplace 3. Sistemas de equações lineares; Resolução de sistemas de equações lineraes Método de eliminação de Gauss e regra de Cramer. 4. Vectores e valores próprios. Diagonalização de matrizes 5. Produto interno, produto externo e produto misto
-
ObjectivosObjectives- Operar com matrizes. Conhecer as propriedades das operações com matrizes. Distinguir diversos tipos de matrizes e identificar as suas propriedades. Condensar matrizes. - Efectuar cálculos com determinantes. - Analisar a natureza de sistemas de equações lineares e resolvê-los sempre que possível. - Determinar valores e vectores próprios e diagonalizar uma matriz diagonalizável. - Conhecer o prodto externo, interno e misto. - Fornecer "ferramentas" da Matemática de nível pós-secundário que permitam ao formando a aplicação em outras unidades curriculares do ciclo de estudos e também de suporte para prosseguimento de estudos. - Desenvolver capacidades de reflexão e de crítica.
-
BibliografiaBibliographyBarroso, M. e Ramos, M.- Métodos Quantitativos para as Ciências Sociais. 1ª Edição. Lisboa. Edições Sílabo. 2001. ISBN 972 618 242 Simões, Vasco - Álgebra Linear. 1ª Edição. Lisboa: Edições Orion. 2013. ISBN: 978 972 862 0240 Cabral, I., Perdigão, C., Saiago C. - Álgebra, Teoria e Exercícios. 1ª Edição. Lisboa: Escolar Editora. 2009. ISBN: 978 972 592 239 2 Monteiro, A., Marques, C., Pinto, G., - Álgebra Linear e Geometria Analítica. 1ª edição. S. Paulo:Mc Graw Hill, 2000. ISBN: 978 972 829 8
-
MetodologiaMethodologyPossibilidade de utilização de software adequado para realizar determinadas tarefas.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS6
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão