IPLUSO 505
Matemática II
Instalações Elétricas e Automação (T) (IPLUSO)
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ApresentaçãoPresentationNum ciclo de estudos pós-secundário na área das tecnologias e engenharias, as unidades curriculares da área científica de Matemática assumem um papel relevante. São essenciais para os alunos adquirirem conhecimentos de base necessários em outras unidades curriculares do ciclo de estudos que necessitam de conhecimentos matemáticos ou de aptidões e competências adquiridas com o trabalho nas unidades curriculares desta área. A unidade de Matemática II visa introduzir conceitos e ferramentas essenciais no contexto do cálculo diferencial e integral, imprescindíveis na formação de quadros qualificados na área do ciclo de estudos .Os conteúdos matemáticos são essenciais na formação de profissionais qualificados, quer na compreensão e consolidação dos diferentes conceitos, quer no conhecimento específico da sua aplicabilidade. São explorados conceitos de funções, limites, derivadas e introdução ao cálculo integral com aplicação em outras áreas do ciclo de estudos.
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ProgramaProgramme1. Breves noções topológicas. Complementar o estudo de funções reais de uma variável real (módulo, polinomial, exponencial, logística, logarítmica). Função inversa. 2. Limites e continuidade de funções. Teorema de Weierstrass e Teorema de Bolzano. 3. Derivada e diferencial de uma função. Interpretação geométrica. Regras de derivação. Estudo e aplicações da primeira derivada. Estudo e aplicações da segunda derivada. Regra de Cauchy. Estudo completo de funções.
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ObjectivosObjectivesA unidade curricular tem como objectivo primordial adquirir conhecimentos de base já trabalhados no ensino secundário e outros gradualmente de análise matemática e desenvolver aptidões e competências matemáticas. Pretende-se introduzir conceitos e ferramentas essenciais no âmbito do estudo de modelos matemáticos e cálculo diferencial e integral, imprescindíveis na formação de futuros quadros qualificados na área do ciclo de estudos. Pretende-se consolidar e complementar a formação matemática adquirida anteriormente, adquirir a formação matemática fundamental no domínio do cálculo diferencial e eventualmente integral unidimensional e igualmente desenvolver a capacidade de abstracção no domínio da formulação e resolução deproblemas. De uma forma mais sustentada proporcionar um conhecimento mais aprofundado sobre os conceitos de limite, continuidade, derivada e integral indefinido, da relação entre estes conceitos e a sua aplicação em contexto real.
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BibliografiaBibliographyAlmeida, Ricardo - Cálculo, Teoria e Exercícios. 1ª Edição. Lisboa: Plátano Editora. 2017. ISBN:978 989 760 125 5. Simões, Vasco - Análise Matemática 1. 1ª Edição. Lisboa: Edições Orion. 2009. ISBN: 978 972862 014 1 Monteiro, António, Matos, Isabel e Miranda, Virginia - Derivadas. 1ª Edição. Lisboa: EdiçõesOrion. 2015. ISBN 978 972 862 028 8 Stewart, James - Cálculo - volume I. 5ª edição. São Paulo: Thomson Pioneira. 2005. ISBN: 978852 210 479 6 Ramalhete, M., Guerreiro J., e Magalhães J., - Programação Linear. 1ª Edição. Lisboa.McGraw-Hill. 1985. ISBN 972 9241 03 1
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MetodologiaMethodologyRecurso e utilização de outras fontes de informação.
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS6
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão