IPLUSO 22197
Metodologias de Investigação e de Intervenção em Educação
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (M) (IPLUSO)
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ApresentaçãoPresentationA Unidade Curricular visa proporcionar aos/às estudantes os referenciais teóricos e metodológicos necessários para uma compreensão dos fundamentos da investigação científica e intervenção em educação.
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ProgramaProgramme-Questões éticas na investigação em educação -Rutura com o senso comum e construção do conhecimento científico: Paradigmas e tipologias de investigação em educação; -Desenho metodológico da investigação: pergunta de partida ou problema inicial; questões de investigação e hipóteses; -Recolha de dados: pesquisa, localização e avaliação de fontes de informação; técnicas de recolha de dados; Critérios de validade e fiabilidade; -Técnicas de análise de dados: qualitativa e quantitativa; -Interpretação e disseminação de resultados (participação em eventos científicos, publicações científicas,…).
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ObjectivosObjectivesO objetivo principal desta Unidade Curricular e¿ proporcionar o contacto com uma variedade de pressupostos teo¿ricos e metodolo¿gicos que sirvam de base ao desenvolvimento de processos investigativos e interventivos para a elaborac¿a¿o de projetos de investigac¿a¿o e de intervenção educativa: Compreender a importância da investigação científica na construção do conhecimento em educação; Identificar a importância da intervenção em contextos educativos formais e não formais; Identificar, no campo da educação, os paradigmas subjacentes à investigação científica; Adquirir competências metodológicas sólidas para realizar investigação/intervenção em educação; Disseminar os resultados de um estudo de investigação (participação em eventos científicos, publicações científicas).
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BibliografiaBibliographyAlderson, P., & Morrow, V. (2020). The ethics of research with children and young people. A practical handbook. SAGE. Amado, J. (2013). Manual de investigação qualitativa em educação. Imprensa da Universidade de Coimbra. Becker, H. (2015). Truques da escrita: Para começar e terminar teses, livros e artigos. Zahar. Coutinho, M. C. (2023). Metodologia de investigação em ciências sociais e humanas: Teoria e prática (2.ª ed.). Almedina. Creswell, J. W. (2013). Research design: Qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. Sage. Marquet, J., Van Campenhoudt, L., & Quivy, R. (2018). Manual de investigação em ciências sociais. Gradiva. Morgado, J. C. (2022). O estudo de caso na investigação em educação. De Facto Editores. Roni, S. M., Merga, M. K., & Morris, J. E. (2020). Conducting quantitative research in education. Springer. Vilelas, J. (2020). Investigação - O processo de construção do conhecimento. Sílabo.
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MetodologiaMethodologyConsiderando a tipologia desta UC (teórico-prática), a partir de documentos científicos, situações-problema e problemáticas de contextos educativos, será construído um micro estudo de investigação, onde serão consideradas questões éticas, o paradigma e a tipologia da investigação. Serão definidos o desenho metodológico, os métodos de recolha de dados e as técnicas de análise de dados. E, depois da recolha de dados no terreno, pretende-se que façam a sua interpretação e disseminação num artigo científico. Desta forma, pretende-se que os/as estudantes experienciem todo processo de investigação em educação.Também serão analisados projetos de intervenção em contextos educativos.
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS3
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão