IPLUSO 712
Microeconomia
Gestão de Negócios e Comércio Eletrónico (T) (IPLUSO)
-
ApresentaçãoPresentationEsta unidade curricular pretende dotar os alunos de conhcimentos fundamentais e sólidos sobre a microeconomia, nomeadamente sobre os determinantes de preço e quantidade de equilíbrio de mercado de um produto, as leis da procura e de oferta, os efeitos da procura e da oferta sobre o preço e quantidade de equilíbrio num mercado competetivo, bem como o papel do Estado na formação do bem-estar das famílias. As teorias do consumidor, do produtor e dos custos, bem como noções gerais sobre as restruturas dos mercados farão parte integrantes dos assuntos a abordar nesta unidade letiva.
-
ProgramaProgrammeDescrição dos conteúdos Os fundamentos da economia: a macroeconomia e a microeconomia; O custo de oportunidade O estudo do equilíbrio de um mercado: a lei da procura e da oferta e a cruz marshaliana; A teoria do consumidor: As condições do equilíbrio do consumidor; A teoria do produtor. O equilíbrio do produtor; A teoria dos custos. O curto e o longo prazo. Noções gerais das estruturas de mercado.
-
ObjectivosObjectivesObjetivos: Ministrar conceitos e relações básicas e fundamentais da microeconomia com vista a proporcionar a aquisição de conhecimentos aos alunos para a aplicação dos mesmos na resolução de problemas concretos tanto em termos práticos como teóricos a nível microeconómico. Pretende-se, ainda, dotar aos alunos de espírito crítico em relação aos problemas microeconómicos e capacidade de análise e discussão fundamentada dos problemas mais elementares e também relevantes. Pretende-se, da parte dos alunos, abertura ao conhecimento científico e demonstração de cultura geral sobre conceitos de economia.
-
BibliografiaBibliographyPinho, Micaela. Micro Economia. 3ª Edição. Lisboa: Edições Sílabo, 2016. Santos, António e Ribeiro, Sandra. Micro Economia. 1ª Edição. Lisboa: Edições Sílabo, 2017. Textos fornecidos pelo professor.
-
MetodologiaMethodologyAs aulas são essencialmente práticas antecedidads de uma introdução teórica à resolução de casos práticos. São ministrados os conhecimentos gerais da disciplina com vista à uma boa apredizagem das matérias para a resolução dos exercícios sobre a microeconomia. Paralelamente, será proporcionada aos alunos a análise e discussão de situações microeconómicas concretas e relavantes dos nossos dias.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS5
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão




