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IPLUSO 14536

Modelação 3D

Desenho (M) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    A disciplina introduz os fundamentos e técnicas básicas da modelação 3D, abordando a construção, manipulação e visualização de formas tridimensionais em ambiente digital.
  • ProgramaProgramme
    . Blender 3D: Interface do software 3D, Preferências de utilização, Workspace e Navegação no ambiente 3D. . Modelação: Mesh e Curvas em 3D (conceito e função), Objetos 3D no Blender, Menu de controladores, Modificadores, Criar e editar Mesh, Object mode, Edit mode e Sculpting mode, Object data properties . Materiais e texturas: Material editor, Asset browser, Mapeamento UV, Compositing e texture paint. . Iluminação: Tipos de Luz, Iluminação com planos, world properties. . Cameras: camera to view, Align camera, camera properties. . Animação: Timeline, key frame, Graph editor. . Shadow catcher e Photo matching. . Rendering: Eevee, Cycles, Output properties.
  • ObjectivosObjectives
    Esta unidade curricular visa introduzir os estudantes ao domínio técnico do software Blender 3D, equipando-os com conhecimentos e competências essenciais para iniciar, aprimorar e explorar a prática profissional no desenvolvimento de projetos tridimensionais. Pretende se que os estudantes sejam capazes de elaborar projetos criativos através da representação tridimensional, representar objetos em 3D, aplicar terminologia técnica, utilizar as ferramentas de modelagem 3D, e adotar metodologias de trabalho adequadas às diversas áreas de intervenção tridimensional. Além disso, a unidade curricular tem como meta promover o desenvolvimento e a exploração de competências específicas em áreas como modelagem, manipulação de materiais, iluminação, texturização e renderização em ambientes tridimensionais.
  • BibliografiaBibliography
    . Alves, W. P. (2006). Modelagem e Animação com Blender. Ed. Érica. . Blain, J. M. (2014). The Complete Guide to Blender Graphics, Second Edition: Computer Modeling and Animation. A K Peters/CRC Press. . Kalwick, D. (2006). Animating Facial Features Expressions (2a ed.). Charles River Media. . Mullen, T. (2011). Introducing Character Animation with Blender. Wiley Publishing. . Maestri, G. (2006). Character Animation 3. New Riders. . Osipa, J. (2010). Stop Staring: Facial Modeling and Animation Done Right. Wiley Publishing. . Vaughan, W. (2012). Digital Modeling. New Riders. . Villar, O. (2014). Learning Blender: A Hands-On Guide to Creating 3D Animated Characters. Addison-Wesley Professional. . Blender Foundation. (2022). Blender 3.2 Manual de referência. https://docs.blender.org/manual/pt/dev/ . Blender Foundation. (2022). Tutorials. https://www.blender.org/support/tutorials/ . Ultimaker. (n.d.). Como utilizar uma impressora 3D. Recuperado de https://web-staging.ultimaker.com/learn  
  • MetodologiaMethodology
      O conteúdo programático é transmitido através de uma combinação de estratégias pedagógicas expositivas e ativas. As aulas iniciam com apresentações audiovisuais e PowerPoint, destinadas a introduzir novos conceitos, ferramentas e técnicas, desde a navegação básica no ambiente 3D até aspetos mais complexos como texturização e renderização. Cada tópico teórico é seguido pela execução de exercícios práticos e pequenos projetos. A estruturação dos exercícios é definida de modo que os estudantes apliquem os conhecimentos adquiridos de forma imediata. É pedido aos estudantes que exploram e experimentam, consolidando a sua compreensão prática dos tópicos abordados e adquirindo aptidões essenciais para o seu desenvolvimento profissional. O acompanhamento contínuo do desempenho dos estudantes permite fornecer orientação individual e feedback construtivo ao longo do semestre. Suporte adicional é fornecido através da plataforma Moodle.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não