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IPLUSO 26840

Modelos de Negócio, Vendas e Marketing Digital

Gestão Empresarial e Negócios Digitais (M) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    Esta unidade curricular visa desenvolver competências na definição e implementação de modelos de negócio adaptados ao ambiente digital. Aborda estratégias de vendas e marketing digital orientadas a resultados, com foco na criação de valor, segmentação de mercado e uso de dados na tomada de decisão. Através de uma abordagem prática e estratégica, os estudantes analisam casos reais e aplicam ferramentas essenciais à gestão e crescimento de negócios no contexto atual.
  • ProgramaProgramme
    1. O ambiente digital 1.1 Evolução tecnológica: passado, presente e futuro 1.2 ferramentas de acesso, canais e dispositivos 1.3 Barreiras e modelos de adoção de tecnologia 1.4 Culturas e valores empresariais no contexto digital 1.5 Os 4 P`s no contexto digital 2. Comportamento do consumidor online 2.1 O comportamento do consumidor 2.2 Omnicanal 2.3 Experiência do consumidor online 2.4 Segmentação 3. Comércio eletrónico e e-business 3.1 Estrutura 3.2 Tipologias de comércio eletrónico 4. Tópicos de marketing digital 4.1 SEO e SEM 4.2 Marketing em mídias sociais 4.3 E-mail marketing 4.4 Marketing móvel 4.5 Publicidade on-line 4.6 Marketing de afiliados 4.7 Monitorização e análise web 5. Plano de marketing digital 5.1 Projeto 5.2 Implementação 5.3 Monitorização 5.4 Avaliação
  • ObjectivosObjectives
    Os objetivos da unidade curricular são: Compreender o novo contexto, os desafios, vantagens e riscos associados a uma estratégia digital da organização nos mercados interno e global; Conhecer os fundamentos do e-commerce e do e-business e como implantar um negócio na Internet; Aplicar os conceitos, técnicas, estratégias de marketing no contexto digital, por meio da identificação das melhores práticas; Conhecer e usar as ferramentas, serviços e outros instrumentos tecnológicos no contexto da Internet de apoio à implementação de ações de marketing; Desenvolver competências para executar as diferentes fases de um plano de marketing digital.
  • BibliografiaBibliography
    Chaffey, D., & Ellis-Chadwick, F. (2019). Digital marketing. Pearson. Kingsnorth, S. (2019). Digital marketing strategy: an integrated approach to online marketing. Kogan Page Publishers. Hamilton, R., & Price, L. L. (2019). Consumer journeys: Developing consumer-based strategy. Jobber, D., Lancaster, G. & Le Meunier-FitzHugh, K. (2019). Selling and Sales Management. Pearson. Jobber, D., & Ellis-Chadwick, F. (2024). Principles and Practice of Marketing. McGraw-Hill Education.  
  • MetodologiaMethodology
    As aulas têm uma natureza teórico-prática, incentivando a participação ativa dos alunos. A metodologia de avaliação baseia-se na apresentação dos conceitos teóricos através de métodos expositivos, e na exploração dos temas através da utilização de metodologias ativas onde se incluem a realização de exercícios e o desenvolvimento de trabalhos individuais e em grupo. A avaliação contínua inclui um momento de avaliação individual (50%) e um trabalho prático de avaliação em grupo (50%). A avaliação é realizada nos termos do Regulamento de Avaliação aprovado. Pressupõe-se a utilização de metodologias adequadas ao ensino à distância, tais como aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), que incentiva a resolução de problemas reais, são eficazes. Ferramentas como fóruns, quizzes interativos e trabalhos de projeto favorecem a avaliação formativa e somativa, proporcionando feedback contínuo. A gamificação, introduzindo elementos de jogos para engajar os alunos, também se mostra promissora.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    4
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não