Skip to main content

IPLUSO 26027

Narrativa Visual

Desenho (M) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    A disciplina prepara os estudantes para desenvolver investigação e prática em desenho científico e ilustração, combinando competências técnicas, pensamento crítico, identidade gráfica e comunicação eficaz em contextos artísticos e científicos.
  • ProgramaProgramme
    1. Noções históricas de Ilustração enquanto ferramenta de comunicação visual; 2. Brainstorming, pensamento, desenvolvimento e projeção de ideias e conceitos; 3. Planeamento e estruturação de projeto com recurso a storyboard; 4. Composição, balanço e narrativa sequencial (clareza visual); 5. Prática de desenho de observação (desenho de campo/diário gráfico/sketchbook) e de desenho comparado, criativo e/ou fantástico de forma analógica e/ou digital; 6. Produção de um projeto final sequencial inserido num contexto a definir (portfólio).
  • ObjectivosObjectives
    Ao concluir este Ciclo de Estudos, os estudantes deverão estar aptos a: a) Desenvolver e aplicar metodologias de pesquisa específicas ao campo de desenho científico e ilustração; b) Adquirir e aplicar competências técnicas e princípios de desenho, tanto em formatos digitais como analógicos; c) Fomentar a expressividade e a identidade gráfica como componentes chave na comunicação artística, valorizando a originalidade; d) Cultivar pensamento crítico aplicado à narrativa visual, adaptável ao contexto artístico ou científico da especialização; e) Estimular a colaboração e a interdisciplinaridade em projetos artísticos, abrangendo plataformas como exposições e concursos; f) Comunicar de forma eficaz os resultados da prática artística e da pesquisa, demonstrando competência na área de Desenho Científico e Ilustração.
  • BibliografiaBibliography
    . Arbach, J. (2011). O discurso da ilustração. Revista A3, Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais, ed, 1. . Glebas, F. (2009). Directing the Story: Professional Storytelling and Storyboarding Tecnhiques for Live Action and Animation. Focal Press. . Gurney, J. (2009) Imaginative Realism: How to paint what doesn’t exist. Andrews McMeel Publishing. . Hodges, E.R.S. (2003) The Guild Handbook of Scientific Illustration. John Wiley & Sons, Inc. . Mateu-Mestre, M. (2010) Framed Ink: Drawing and Composition for Visual Storytellers. Design Studio Press. . Mateu-Mestre, M. (2020) Framed Ink vol. 2: Frame, Format, Energy, and composition for Visual Storytellers. Design Studio Press. . Oliveira, D. J. L. D. (2019). A presença da ilustração na comunicação. ESAD.CR. . Salisbury, M., e Styles, M. (2012). Childrens Picture Books, The Art of Visual Storytelling. Laurence King Publishing. . 3DTOTAL (2023) Artist’s Master series: Composition & Narrative. 3DTotal.
  • MetodologiaMethodology
    As metodologias de ensino e aprendizagem da unidade curricular foram concebidas para serem plenamente congruentes com o modelo pedagógico da instituição e com os objetivos específicos da unidade. Adotando um método de ensino essencialmente experimental, o foco está em oferecer um acompanhamento tutorial individualizado, permitindo uma instrução adaptada às necessidades e níveis de especialização de cada estudante nas áreas artística, técnica e científica do desenho científico e ilustração. Este método complementa os objetivos de aprendizagem da unidade curricular ao estimular os estudantes a aplicarem metodologias de pesquisa e competências técnicas de forma prática. O acompanhamento tutorial individualizado facilita a atenção dirigida às aptidões específicas de cada aluno.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Opcional
  • EstágioInternship
    Não