IPLUSO 26027
Narrativa Visual
Artes Visuais e Media Digitais (M) (IPLUSO)
-
ApresentaçãoPresentationUnidade curricular dedicada à criação e análise de narrativas visuais.
-
ProgramaProgramme1. O que distingue uma série, uma sequência e uma narrativa? Princípios estruturais. 2. Brainstorming, pensamento, desenvolvimento e projeção de ideias e conceitos para criar narrativas visuais; 3. Escolha de uma história para a contar visualmente: planeamento e estruturação do projeto com recurso a storyboard; 4. Critérios para a coerência interna: paleta, expressividade, personagens, contextos. 5. Produção de um projeto narrativo por imagens para inserir num contexto a definir (portefólio, livro de artista, exposição, etc.).
-
ObjectivosObjectivesAo concluir esta UC, o estudante deve estar apto a: a) Distinguir entre série, sequência e narrativa. b) Adquirir e aplicar competências técnicas e princípios de representação, tanto em formatos digitais como analógicos para criar uma história sem a escrição de um texto; c) Fomentar a expressividade e a identidade gráfica como componentes-chave na comunicação visual narrativa, valorizando a originalidade; d) Cultivar pensamento crítico aplicado à eficácia de uma narrativa visual; e) Estimular a colaboração e a interdisciplinaridade em projetos artísticos, abrangendo plataformas como exposições e concursos; f) Comunicar de forma eficaz os resultados da prática artística e da pesquisa, demonstrando competências para contar uma história por imagens.
-
BibliografiaBibliography. Arbach, J. (2011). O discurso da ilustração. Revista A3, Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais, ed, 1. . Glebas, F. (2009). Directing the Story: Professional Storytelling and Storyboarding Tecnhiques for Live Action and Animation. Focal Press. . Gurney, J. (2009) Imaginative Realism: How to paint what doesn’t exist. Andrews McMeel Publishing. . Hodges, E.R.S. (2003) The Guild Handbook of Scientific Illustration. John Wiley & Sons, Inc. . Mateu-Mestre, M. (2010) Framed Ink: Drawing and Composition for Visual Storytellers. Design Studio Press. . Mateu-Mestre, M. (2020) Framed Ink vol. 2: Frame, Format, Energy, and composition for Visual Storytellers. Design Studio Press. . Oliveira, D. J. L. D. (2019). A presença da ilustração na comunicação. ESAD.CR. . Salisbury, M., e Styles, M. (2012). Childrens Picture Books, The Art of Visual Storytelling. Laurence King Publishing. . 3DTOTAL (2023) Artist’s Master series: Composition & Narrative. 3DTotal.
-
MetodologiaMethodologyAs metodologias de ensino e aprendizagem da unidade curricular foram concebidas para serem plenamente congruentes com o modelo pedagógico da instituição e com os objetivos da UC. Adotando um método de ensino essencialmente experimental, o foco está em oferecer momentos de apresentação de exemplos em que todos os estudantes são convidados a apresentar os seus exemplos; momentos de debate e de discussão crítica e coletiva onde presidem atitudes de natureza democrática e humanista, como o respeito, a cortesia, a entreajuda e a partilha de ideias e referências Finalmente, no gradual desenvolvimento do Projeto, o acompanhamento é tutorial e individualizado, permitindo uma instrução adaptada às necessidades e objetivo artístico de cada estudante.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS5
-
NaturezaNatureOpcional
-
EstágioInternshipNão




