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IPLUSO 825

Neurofisiologia

Enfermagem (L) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    A unidade curricular conduz os estudantes ao estudo da função cerebral desde o nível celular e sináptico até o nível funcional e do sistema. O conteúdo inclui neurociência celular e sináptica e é desenvolvido para investigar diferentes aspetos dos sistemas sensoriais, além do processamento e disfunção cerebral de ordem superior. O ensino é estruturado em torno do desenvolvimento do conhecimento da função cerebral, desde o nível celular aos sistemas e abordagens funcionais.
  • ProgramaProgramme
    1.Configuração geral e organi zação do sistema nervoso central e ontogénese. 2.Neurobiologia do neurónio e da neuróglia. 3.Fibras nervosas, nervos periféricos, termin ações recetoras e efetoras, dermátomos, miótomos, esclerótomos e atividade muscular. 4.A medula espinal e os tratos ascendentes e descendentes. 5.Tronco encefálico. 6.Cerebelo e suas co nexões. 7.Cérebro. 8.Estrutura e localização funcional do córtex cerebral. 9.Formação reticular e sistema límbico. 10.Gânglios da base e suas conexões. 11.Núcleos dos nervos cranianos, suas conexões centrais e distribuição. 12.Tálamo e suas conexões. 13.Sistema nervoso autónom o. 14.Meninges cerebrais e da esp inal medula. 15.Sistema ventricular, líquido céfalo-raquid iano e as barreiras hemato-encefálicas e hemato-líquido céfalo-raquidiano. 16.Vasos sanguíneos do encéfalo e da espinal medula.
  • ObjectivosObjectives
    Transmitir um conhecimento compreensível e detalhado da estrutura sistema nervoso humano. Fornecer uma perspetiva abrangente da função do sistema nervoso, com uma incidência particu lar nos tópicos relevantes para as neurociências clínicas. Facultar aos estudantes a nomenclatura d o sistema nervoso central Entender e perceber a interligação e a relação do sistema nervoso co m os restantes sistemas do corpo humano.
  • BibliografiaBibliography
    Snell, R. (2009). Clinical Neuroanatomy for medic al students (7th ed.). Wolters Kluwer: Lippincott Williams & Wilkins. Seeley, R.; Stephens, T.; Tate, P. (2011). Anatomia e Fisiologia. 8ª ed.). Lisboa; Lusodidacta. Sobotta, J. (2013). Atlas de Anatomia Humana (23th ed.). Rio de Janeiro: Guanabara Koogan . Netter, F. H. (2015). Atlas de Anatomia Humana (6th ed.). Porto Alegre: Artmed.
  • MetodologiaMethodology
    Nesta unidade curricular, recorre-se à metodologia Team-based learning (TBL), com a realização de tarefas em pequenos grupos, permitindo o desenvolvimento da capacidade de análise e aplicação dos conceitos teóricos.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    4
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não