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IPLUSO 22146

Números, Operações e Modelos Matemáticos

Educação Básica (L) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    Na presente licenciatura em Educação Básica, as unidades curriculares da área científica de Matemática assumem um papel relevante. Os diplomados irão ser os primeiros Professores de Matemática das crianças. Os futuros diplomados devem ter conhecimentos sustentados para posteriormente dotados de outras aptidões e competências adquiridas com o trabalho nas diferentes unidades curriculares da área cientifica possam trabalhar com as crianças desde o início do seu percurso formativo. A unidade curricular de Números, Operações e Modelos Matemáticos visa o aprofundamento, tanto ao nível científico, como metodológico, de aspectos relacionados com a temática dos Números e Operações e do Pensamento Relacional. A aprendizagem dos números e operações é vista de um modo amplo e articulado, e não apenas focados no uso e destreza com os algoritmos. Contempla-se ainda a dimensão do modelo matemático  como a representação de situações através objectos, relações e estruturas.
  • ProgramaProgramme
    1. Número e numeração. 2. Conjuntos de números: naturais, inteiros, racionais e reais. 3. Operações aritméticas. 4. Sentidos de número e das operações. 5. Pensamento relacional, relações e regularidades. 6. Clarificação de conceitos: exercício, problema, investigação, tarefa e actividade. 7. Modelos Matemáticos.
  • ObjectivosObjectives
    Explicar as principais diferenças entre os conjuntos de números naturais, inteiros, racionais e reais Compreender globalmente os números e as operações ao nível dos conceitos, técnicas, usos e processos matemáticos; Explicar a estrutura do sistema de numeração posicional, em diversas bases, e a extensão do sistema posicional de base 10 à representação de números decimais. Utilizar diferentes representações dos números racionais, incluindo a reta numérica. Utilizar as propriedades das operações para efetuar estimativas e cálculo mental Procurar e explorar padrões numéricos em situações matemáticas e investigar relações numéricas; Aprofundar os conhecimentos na área da Aritmética e estabelecer conexões com outros domínios da Matemática; Enunciar diferentes tipos de situações da vida real que possam ser modelados pelas operações com números inteiros e racionais. Resolver problemas da vida real e no âmbito da Matemática e comunicar com clareza as suas ideias;  
  • BibliografiaBibliography
    Caraça, B. J.- Conceitos Gundamentais da Matemática. 3ª edição Lisboa: Edições Gradiva. 1998 Palhares, P. (coord.) - Elementos de Matemática para Professores Ensino Básico. 1ª EdiçãoLisboa. Edições Lidel. 2004. ISBN 978 972 757 280 9 Palhares, P.; Gomes, A. e Amaral, E., (coord.) - Complementos de Matemática para Professores do Ensino Básico. Lisboa. Edições Lidel. 2011. ISBN 978 972 757 757 6 Boavida, A.M., Delgado, C., Mendes, F., Brocardo, J., & Duarte, J. (2016). Manual de Matemática para professores do ensino primário. Luanda: Ministério da Educação, República de Angola.  Programa e Metas Curriculares: Matemática Ensino Básico. Lisboa: ME/DGIDC. Ministério da Educação. 2013.
  • MetodologiaMethodology
    As metodologias centradas no "aprender fazendo" fazem do aluno o centro da aprendizagem. Assim, o professor surge como o mediador entre o saber (os conteúdos) e as diferentes formas de acesso ao mesmo, expressas nas metodologias.  
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    7
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não