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IPLUSO 19346

Nutrição e Alimentação

Osteopatia (L) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    A integração da unidade curricular de Nutrição e Alimentação neste plano de estudos, permitirá aos estudantes, adquirir os conhecimentos necessários para identificar e modificar os fatores que contribuem para o estilo de vida. Fornecerá as ferramentas necessárias para a prestar os conselhos e as recomendações nutricionais aos pacientes, que se tornam cada vez mais importantes, devido ao aumento das doenças crónicas relacionadas com o estilo de vida. Têm-se verificado um número crescente de pessoas que pretendem um envolvimento mais ativo nos seus cuidados de saúde. A mudança de uma abordagem na gestão da doença, para a prevenção da doença e apoio precoce é de suma importância para as doenças relacionadas com o estilo de vida, como a diabetes tipo 2, síndrome metabólica, obesidade, doenças autoimunes e algumas doenças cardiovasculares.
  • ProgramaProgramme
    Bioquímica da Nutrição Introdução ao Metabolismo Hidratos de Carbono: Estrutura, função e classificação; Digestão, Absorção e Metabolismo; Fontes dietéticas de Hidratos de Carbono; Índice Glicémico e Carga Glicémica. Aminoácidos e Proteínas: Estrutura, função e classificação; Digestão, Absorção e Metabolismo; Fontes dietéticas de Proteínas; Valor Biológico das Proteínas. Lípidos: Estrutura, função e classificação; Digestão, Absorção e Metabolismo; Fontes dietéticas de Ácidos Gordos e Colesterol. Integração e Regulação do Metabolismo Vitaminas Água e Minerais Carga Ácida da Dieta e Equilíbrio Ácido-Base Stress Oxidativo e Mecanismos de Defesa Antioxidante Nutrição e Inflamação Bioquímica da Inflamação; Ácidos Gordos Essenciais e Resolução da Inflamação; Modulação da Inflamação através de estratégias nutricionais.
  • ObjectivosObjectives
    Fornecer as bases de nutrição humana, para promoção da saúde, nas áreas de alimentos e nutrição; Conhecer as bases do metabolismo humano; Conhecer os macronutrientes, funções e as respetivas fontes alimentares; Compreender o papel da nutrição na inflamação; Recomendações nutricionais e as suas bases metodológicas; Saber o que é a Carga Ácida da Dieta e qual a sua importância; Enunciar os principais micronutrientes, as funções mais importantes e as principais fontes alimentares; Conhecer as principais consequências clínicas da deficiência e excesso de alguns micronutrientes; Promover a Educação Nutricional; Identificar desvios nutricionais e hábitos alimentares inadequados, para auxiliar na recuperação e preservação do estado de saúde; Identificar o padrão nutricional ideal e sensibilizar o paciente para a correção dos seus hábitos alimentares.
  • BibliografiaBibliography
    Devlin,. T. M. (2011). Manual de bioquímica com correlações clínicas (tradução 7ª ed.). Blucher; Frayn, K. N. (2012). Regulação Metabólica: Uma perspetiva focada no organismo humano. (3rd ed.) U. Porto; Gibney, M. J., Lanham-new, S. A., Cassidy, A. & Vorster, H. H. (2009). Introduction to Human Nutrition (2nd ed.). Wiley-Blackwell; Gropper, S., Smith, J., & Carr, T. (2022). Advanced Nutrition and Human Metabolism. (8ª ed.). Cengage; Lindeberg, S. (2010). Food And Western Disease: Health and Nutrition from an Evolutionary Perspective. Wiley-Blackwell; Paschoal, V., Naves, A. & Fonseca, A. B. (2007). Nutrição Clínica Funcional: dos princípios à prática clínica. VP Editora; Ross, A.C., Caballero, B., Cousins, R.J., Tucker, K. L. & Ziegler, T. R. (2012). Modern Nutrition in Health and Disease (11th ed.) Lippincott Williams and Wilkins; Teixeira, P. Sardinha, L., & J. Barata, J., (2008). Nutrição, exercício e saúde. Lidel.
  • MetodologiaMethodology
    Nesta unidade curricular, recorre-se à metodologia Team-based learning (TBL), com a realização de tarefas em pequenos grupos, permitindo o desenvolvimento da capacidade de análise e aplicação dos conceitos teóricos.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    4
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não