Skip to main content

IPLUSO 22205

Oficina da Matemática

Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (M) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    O programa desta UC visa o desenvolvimento articulado de conhecimentos relativos à didática da matemática. Em última instância, esta UC visa a aquisição por parte dos estudantes de referenciais práticos – teóricos que lhes permitam construir uma identidade profissional docente cuja característica central é a de pedagogos – didatas e didatas – pedagogos. Noutros termos, trata-se de aliar a utilidade dos dispositivos e procedimentos didáticos com os saberes da intervenção pedagógica. É no seio destes saberes que os educadores desenvolvem a capacidade reflexiva e a sensibilidade pedagógica que lhes permitem selecionar, adaptar e reconstruir dispositivos e procedimentos, de forma a garantir uma intervenção coerente e consistente com o projeto pedagógico e com o projeto educativo da instituição em que desempenha as suas funções.
  • ProgramaProgramme
    Descrição dos conteúdos Desenvolvimento do sentido de número Relações numéricas Contagem Saber a série numérica Fazer corresponder um a um entre número e objeto Perceber que a contagem não depende da ordem Entender a cardinalidade Operações e número Seriação ClassificaçãoCorrespondência termo a termo Desenvolvimento do pensamento algébrico  Identificação de regularidades organização de Dados Utilização de tabelas Utilização de gráfico de barras e tridimensionais Geometria e Medida  Desenvolvimento da orientação espacial Operar com formas e figuras Deslizar, Refletir e Rodar Padrões geométricos Completar padrões geométricos  Medição de grandezas Comparar e ordenar Utilizar uma unidade de medida Avaliação refuladora do ensino e da aprendizagem ¿Utilização do portef´olio reflexivo no pré-escolar e no 1º ciclo
  • ObjectivosObjectives
    Enquadrar os fundamentos das orientações curriculares para a educação pré-escolar no contexto do desenvolvimento do pensamento matemático. Manifestar conhecimento sobre aspetos relevantes de estudo incidindo sobre o desenvolvimento do conhecimento matemático das crianças em idade pré-escolar e 1.º ciclo. Reconhecer a importância das situações experimentais, do jogo e de situações do quotidiano para o desenvolvimento do pensamento matemático. Analisar e conceber experiências de aprendizagem facilitadoras do desenvolvimento do pensamento matemático. Manifestar espírito crítico e capacidade de reflexão relativamente às suas propostas de intervenção.
  • BibliografiaBibliography
    Santos, E., & Santos, L. (2019). Estratégias avaliativas reguladoras para a aprendizagem com tarefas que usam tecnologia: Que contributo para uma prática reguladora do ensino? In Guimarães, H., Pinto, H., Silvestre, A. I., Jorge F. R. & Afonso, P. M. (Eds.), Atas do XXX Seminário de Investigação em Educação Matemática. Lisboa: APM. Silvestre, A. I., Jacinto, H., Serrazina, L., Amado, N., Carreira, S., Santos, E., Ferreira, R., Martins, C., Pires, M., & Castro, J. (2023). Valores no ensino e na aprendizagem da matemática: Os aspetos mais valorizados por professores portugueses. In Quadrante, 32 (2), 49-76. https://doi.org/10.48489/quadrante.32632 Castro, J., Rodrigues, M. (2008). Sentido do número e organização de dados: Textos de apoio para Educadores de Infância. Lisboa: DGIDC. Reimão, J., Mendes, F. (2022). A emergência do pensamento algébrico: padrões na creche e no jardim de infância. Media@ções. Vol. 10,nº1. ESE-IPS.  
  • MetodologiaMethodology
    O docente apresentará os quadros conceptuais relativos aos conteúdos programáticos da UC, colocando os estudantes num papel ativo contribuindo para a discussão dos temas em estudo, consubstanciadas nas atividades que a seguir se apresentam: Apresentação de tarefas pelo docente que requerem a participação ativa dos estudantes, acompanhadas de debate generalizado no seio da turma. Pesquisa, discussão e reflexão de artigos empíricos e/ou teóricos relacionados com a prática no pré-escolar. Elaboração de planificações de propostas pedagógica-didática, em trabalho de grupo.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não