IPLUSO 22273
Oficina de Iluminação
Produção de Conteúdos Audiovisuais (T) (IPLUSO)
-
ApresentaçãoPresentationEsta UC representa a introdução aos princípios da iluminação cinematográfica, que trabalhará lado a lado com a operaçao de câmara.
-
ProgramaProgrammeA componente de iluminação aliada aos conhecimentos técnicos da captura de imagem e som, abordado em duas partes: uma dedicada em especial para entrevistas no contexto institucional, documental ou televisivo e uma segunda parte à manipulação dos equipamentos para a criação da imagem cinematográfica para conteúdos ficcionais. Organização e gestão de equipamentos de câmara, som, iluminação e maquinaria. Orientação na criação de uma estrutura de um plano de filmagens para a construção de uma cena ficcionada.
-
ObjectivosObjectivesMunir o aluno de capacidades conceptuais e técnicas de iluminação, nomeadamente os 3 pontos de luz, uso de acessórios e consumíveis, como os filtros, frames e bandeiras, valores para uma exposição correcta.
-
BibliografiaBibliographyArmando Sant´Anna, I. R. (2008). PROPAGANDA ¿ Teoria ¿ Técnica ¿ Prática. S.Paulo: Thomson Pioneira. Antero, J. (2009). Operações de Câmara. Lisboa: Edições Lusófonas. Verne and Sylvia Carlson (1985) Professional Lighting Handbook - London - Focal Press Box, Harry C (1997) - Set Lighting Technician's Handbook -USA- Focal Press Brown, Blain (1992) Lighting -USA - Focal Press Malkiewicz , Kris (1998) - Cinematography -USA - Columbus Books
-
MetodologiaMethodologyAs metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem são utilizadas de acordo com os projectos.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS4
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão