Skip to main content

IPLUSO 22271

Oficina de Realização

Produção de Conteúdos Audiovisuais (T) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    Oficina de Realização reúne  em si todas as áreas da produção audiovisual, desde a idéia concretizada num guião, ao trabalho de captação de imagem e som, passando pela iluminação, até  à sua concretização através da edição e pós-produção. A par da produção, a realização é o que concretiza qualquer projecto audiovisual.
  • ProgramaProgramme
    A linguagem do cinema Plano e pontuação A continuidade fílmica A experiência da realização A técnica do princípio do triângulo O Master shot, o campo e contra-campo e os inserts A multiplicidade dos ângulos Câmara e movimento. As fases do trabalho do filme Planificação, Mapa de rodagem e folhas de serviço Rodagem Montagem e pós-produção O trabalho de equipa Diferentes géneros: entretenimento, publicidade, educação
  • ObjectivosObjectives
    Esta disciplina tem por objectivo dotar os alunos das ferramentas conceptuais e conhecimentos técnicos necessários à capacidade primeira de realização de um produto audiovisual. Estimular a criatividade individual e o trabalho colectivo, bem como a hierarquia laboral e o respeito pelo outro.
  • BibliografiaBibliography
    MARTIN, Marcel (1994) LE LANGAGE CINÉMATOGRAPHIQUE , les editions du cerf, Paris. SALT, Barry (1983) - Film Style and Technology, History and Analysis Starfors, Londres. KATZ, Steven D. (1991) - Film Directing Shot by Shot: Visualizing from Concept to Screen. Studio City: Michael Wiese Productions / Focal Press, USA. KATZ, Steven D. (2004) - Film Directing: Cinematic Motion, (2nd edition). Studio City: Michael Wiese Productions / Focal Press, USA. RABIGER, Michael (2007) - Directing: Film Techniques and Aesthetics, (4th Edition). Oxford: Focal Press, USA. Arijon, D. (1991). Grammar of the film language. Silman-James Press, Los Angeles.
  • MetodologiaMethodology
    Na UC de Oficina de Realização, serão implementadas metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem, privilegiando uma abordagem prática e colaborativa. A utilização software para realização de mapas técnicos e de storyboard, assim como para visualização de possíveis cenários fílmicos, o que permitirá aos estudantes experimentar, em ambiente controlado, as diferentes fases da realização audiovisual. Serão também promovidos workshops com profissionais da indústria, criando um ambiente de aprendizagem baseada em projetos reais. As plataformas da escola serão utilizadas para acompanhamento contínuo e de feedback personalizado. Estas metodologias visam estimular a criatividade, a autonomia e o desenvolvimento de competências práticas, alinhadas com as exigências do mercado audiovisual.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    4
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não