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IPLUSO 22200

Oficina do Conhecimento do Mundo e da Sustentabilidade

Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (M) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    A UC da Oficina do Conhecimento do Mundo e da sustentabilidade pretende disponibilizar aos/às futuros/as educadores/as o aprofundamento de conhecimentos de forma pluridisciplinar e interdisciplinar através da realização de trabalho teórico-prático (TP), de trabalho prático e laboratorial (PL). Além de clarificar conceitos teóricos, visa interpretar fenómenos naturais e situações do quotidiano, favorecendo o pensamento crítico e criativo para a resolução de problemas entre outros. 
  • ProgramaProgramme
    Introdução à Metodologia Científica. Conceito. Etapas.  Organização de Contextos de Ensino e Educação.  Educação em Ciências físicas e sociais na infância.  Sustentabilidade. Conceito gerais. Objetivos e Pressupostos e limitações.  Recursos tecnológicos. Funções, vantagens e limitações.   
  • ObjectivosObjectives
    dentificar e analisar o papel da educação científica e humanística na educação de infância, com base na teoria que sustenta as orientações didáticas atuais;   Adequar à faixa etária o processo de desenvolvimento da metodologia científica através do questionamento, da aprendizagem, da descoberta, do registo com base na interpretação dos resultados e na observação de experiências;   Planificar o processo de descoberta através de diferentes fontes e meios; do envolvimento da comunidade escolar; e de especialistas; com vista à educação para a cidadania;   Planificar atividades interiores e exteriores visando novos conhecimentos em relação ao meio social, meio físico e meio natural envolvente, e ao mundo tecnológico;   Explorar ambientes naturais, do quotidiano e digitais que incentivem as explorações e a experimentação através da utilização de diferentes recursos;   Aprofundar práticas pedagógicas de abordagem ao conhecimento do meio físico, social e cultural.   
  • BibliografiaBibliography
    Cardona, M. J. (2020). Avaliar para aprender na educação infantil. Humanidades & Inovação, 29 (7), 135-143.   Katz, L., & Chard, S. (2009). A Abordagem por Projetos na Educação de Infância. Fundação Calouste Gulbenkian  Ministério da Educação (DGE). (2018). Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade  Monge Crespo, Mª C. (2005). Aprender y desaprender com Nuevas Tecnologias. Propuesta didáctica  Paixão, F. (2006). Educação em ciência, cultura e cidadania. Alma Azul   Silva, M. & Farenzena, R. (2012) Participação Infantil e Autonomia no Jardim de Infância: uma Questão de Cidadania. In Perspetivas sociológicas e educacionais em estudos da criança: as marcas das dialogicidades luso-brasileiras, 72-83.   Silva, L. S., Marques, L., Mata, L., & Rosa, M. (2016). Orientações curriculares para a educação pré-escolar. DGE.  Vasconcelos, T. (2012). Trabalhos por Projeto na Educação de Infância: Mapear Aprendizagens, Integrar Metodologias. MEC – DGIDC   
  • MetodologiaMethodology
    Aulas teórico-práticas e práticas adotam métodos ativos diversificados: discussão, análise de questões concetuais e de casos reais e experimentações. Os/as alunos/as são convocados a assumir um papel ativo de problem-solvers segundo a metodologia Problem based learning.   Em trabalho de grupo, os/as alunos/as são levados a refletir sobre o novo conhecimento adquirido e decidem sobre ações futuras a empreender, contribuindo ativamente para o desenvolvimento de uma vasta gama de competências instrumentais, interpessoais e sistémicas.   
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não