IPLUSO 17459
Oficinas de Expressão Dramática
Educação Básica (L) (IPLUSO)
-
ApresentaçãoPresentationEsta UC tem como finalidade o desenvolvimento de um percurso de aprendizagem que coloque as capacidades expressivas dos estudantes no centro, usando o seu corpo como instrumento preferencial de expressão e comunicação, através do movimento, da voz, da comunicação não verbal. Deste modo, será feito apelo à consciência de diferentes formas de se expressar, de se relacionar com os outros e com o ambiente próximo, no tempo e no espaço envolventes, num processo interativo de autoconhecimento, ou seja, de desenvolvimento pessoal, apontando desde logo também para o desenvolvimento profissional. Ao longo do semestre, as atividades serão articuladas, sempre que possível, com as diversas áreas do conhecimento. Daqui decorrem as características TP desta UC.
-
ProgramaProgrammeConhecer-se a si próprio Quem sou? Eu e a Escola Eu e os outros Eu e a natureza A Expressão Dramática “Brincar” – é uma coisa séria… Brincar e o desenvolvimento infantil O imaginário infantil A literatura infanto/juvenil A expressão dramática e a articulação com outras áreas curriculares A Educação para a Cidadania A Educação para a Cidadania e questões da atualidade Direitos Humanos e Direitos das Crianças Inclusão e Educação para a Cidadania A Educação para a Cidadania no quotidiano A resolução de conflitos: Tensões e conflitos, como podem ser resolvidos de forma criativa e não-violenta? Produção cultural e artística contemporânea Espaços de exploração Espaços de estudo e reflexão; a integração de práticas artísticas e outros conhecimentos; Explorar espaços culturais próximos; Educação formal e a expressão artística; Dinâmicas colaborativas de produção com outros atores sociais e espaços.
-
ObjectivosObjectivesEsta UC tem como finalidade contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes, futuros profissionais através de objetivos como a experimentação e reflexão sobre diferentes práticas expressivas e artísticas, sobretudo a expressão dramática, articulando-as com outras áreas do conhecimento. Partindo de uma abordagem expressiva (inspirada pelo sociodrama), pretende-se desenvolver nos estudantes: - o autoconhecimento, o conhecimento dos outros e do mundo que os rodeia, ensaiando diferentes combinações de formas de expressão; - a curiosidade e iniciativa, introduzindo nas suas práticas educativas jogos dramáticos e projetos, apelando à sua espontaneidade e criatividade; - as capacidades expressivas e comunicativas; - percursos pessoais, que articulem as dimensões individual e social de cada um enquanto ser humano; - a consciência e capacidades que os conduzam do papel de consumidores a produtores.
-
BibliografiaBibliographyBeja, F., Topa, J.M., Madureira, C. (1993). Drama, Pois! Porto Editora DGE-ME (2018). Aprendizagens Essenciais ¿ Expressões Artísticas no 1.º Ciclo do Ensino Básico. http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Aprendizagens_Essenciais/1_ciclo/1c_teatro.pdf. Pessanha, A.M., Leal, A. (2016). Boas práticas de integração curricular. In Matéria-prima: práticas artísticas no ensino básico e secundário. Lisboa, 2016, Vol. 3, nº2 (Julho/Dezembro 2015), p. 41-54. Consultado em http://hdl.handle.net/10451/27853, a 13 de julho de 2019 Silva, I.L. (Coord.) (2016). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. ME / DGE Sousa, A. (2017). Educação pela Arte e Artes na Educação. Drama e Dança. (1.ª Edição: 2003). Edições Piaget
-
MetodologiaMethodologyEm termos metodológicos, o professor procurará sistematizar todos os conteúdos de forma bastante objectiva e pormenorizada, conduzindo as aulas e integrando os alunos de uma forma activa e lúdica no seu processo de ensino-aprendizagem. Da mesma forma, o professor acompanhará, de forma rigorosa, todos os trabalhos individuais e também o trabalho final a pares, através de um processo de reflexão conjunta com os alunos. Privilegiar-se-á a Metodologia de Trabalho de Projecto como processo de identificação de contextos e de planeamento de modos de intervenção e de experimentação de recursos e técnicas. A avaliação será feita por trabalhos, os quais serão desenvolvidos e aprofundados a partir dos exercícios práticos das aulas e no decurso das mesmas.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS6
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão