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IPLUSO 22161

Oficinas de Expressão Físico-Motora

Educação Básica (L) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    Como se sabe, os períodos críticos das qualidades físicas e das aprendizagens psicomotoras fundamentais situam-se até ao final do 1.o Ciclo. A falta de actividade apropriada traduz-se em carências frequentemente irremediáveis. Por outro lado, o desenvolvimento físico da criança atinge estádios qualitativos que precedem o desenvolvimento cognitivo e social. Assim, a actividade física educativa oferece aos alunos experiências concretas, necessárias às abstrações e operações cognitivas inscritas nos Programas doutras Áreas, preparando os alunos para a sua abordagem ou aplicação. Estas evidências justificam a importância crucial desta Área, no 1.o Ciclo, como componente inalienável da Educação.
  • ProgramaProgramme
    • Benefícios da educação física e da atividade física no desenvolvimento integral da criança e na qualidade de vida. • Conceitos, fases e caraterísticas do desenvolvimento motor e aprendizagem na infância. Movimentos reflexos, rudimentares, fundamentais e especializados. Ações locomotoras, manipulativas e posturais. • Objetivos, conteúdos e organização dos programas de educação física do ensino pré-escolar e básico (1º e 2º ciclos) • Tempo de empenhamento motor e tempo potencial de aprendizagem. Estabelecimento de um clima relacional e motivacional favorável. Feedback pedagógico. Organização e potencialização dos espaços e materiais. Modificação das atividades físicas. A diferenciação do ensino e a inclusão. Ensino dirigido e atividades de livre exploração do meio. • Planeamento estratégico, condução de uma sessão e avaliação em educação física.
  • ObjectivosObjectives
    • Justificar a importância da educação física no currículo do ensino pré-escolar e básico (1º e 2º ciclos). • Conhecer o processo de desenvolvimento motor e aprendizagem na infância. • Identificar e apreciar criticamente as finalidades dos programas de educação física no âmbito do ensino pré-escolar e básico (1º e 2º ciclos). • Identificar os fatores de eficácia de um processo de ensino-aprendizagem de qualidade em educação física no ensino pré-escolar e básico (1º e 2º ciclos). • Desenvolver conhecimentos e competências para planear, conduzir e avaliar em educação física.
  • BibliografiaBibliography
    Departamento de Educação Básica (2004). Organização curricular e programas ensino básico – 1º Ciclo (4ª ed.). Mem Martins: Ministério da Educação. Gallahue, D., Ozmun, J. & Goodway, J. (2012). Understanding motor development: Infants, children, adolescent and adults (7ª ed.). Boston: McGraw-Hill. Martins, J., Gomes, L. & Carreiro da Costa, F. (2016). Técnicas de ensino para uma educação física de qualidade. In A.Marques & R. Catunda (Eds.), Educação física escolar: Referenciais para um ensino de qualidade. Belo Horizonte: Casa da Educação Física. Silva, I., Marques, L., Mata, L. & Rosa, M. (2016). Orientações curriculares para a educação pré-escolar. Lisboa:Ministério da Educação. United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) (2016). Quality physical education.Guidelines for policy-makers. Paris: UNESCO  
  • MetodologiaMethodology
    As metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino -aprendizagem são sustentadas na mentoria e no acompanhamento personalizado, nos debates/discussão de ideias e no uso de tecnologias educacionais de forma a apoiar os estudantes a adquirir competências técnicas e comportamentais essenciais para o sucesso da prática profissional e focada na preparação dos futuros profissionais para os desafios do mundo do trabalho.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não