IPLUSO 22157
Oficinas de Expressão Plástica
Educação Básica (L) (IPLUSO)
-
ApresentaçãoPresentationA UC Oficinas de Expressão Plástica tem como finalidade a transmissão dos conhecimentos necessários à elaboração de projetos e planeamento na área das Artes Visuais: Pintura, Desenho e trabalhos manuais. O domínio destas ferramentas, tecnologias e técnicas permite preparar os alunos para o ensino de técnicas, conceitos e manipulação de vários materiais e ferramentas associados as artes plásticas.
-
ProgramaProgrammeMovimentos e correntes artísticas na Pintura. Teoria da Cor. Introdução aos vários materiais e técnicas. Desenvolvimento de vários projectos práticos. Materiais riscadores. Os vários tipos de Desenho e Pintura: figurativo e abstrato. Construção de figuras e objectos em papel. Introdução à Pintura: paletas e cores. Texturas e decalques. Pintura com Stencil e máscaras. Pintura em objetos tridimensionais. Desenho em Scratchboard. Planificação. Experiências com vários tipos de materiais.
-
ObjectivosObjectivesCompreender e saber aplicar correctamente as várias técnicas e formas de expressão plástica. Desenvolver o sentido crítico e estético; interiorizar o sentido de composição, cor e expressão. Conhecer e perceber as características de cada material e saber adaptá-lo aos suportes adequados. Saber distinguir os diferentes tipos de linguagem nas artes plásticas. Seguir formas corretas de trabalhar; organização e planificação dos vários projectos. Compreender a importância da expressão plástica para o desenvolvimento criativo.
-
BibliografiaBibliographyEDWARDS, Betty - Color : A Course in Mastering the Art of Mixing Colors. Los Angeles: TarcherPerigee, 2004. ISBN:1585422193. EDWARDS, Betty - The New Drawing on the Right Side of the Brain. New York: Tarcher, 1999. ISBN:0874774241. BELLOCQ, Ghislaine; DÍAZ, Maria José Gil - Tocar el Arte, técnicas e ideas para el desarrollo de la competencia artística. Madrid: Kaleida Forma, 2010. ISBN:849383310X. Direção-Geral da Educação (2018). Aprendizagens Essenciais Ensino Básico. https://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-basico. Direção-Geral da Educação - Apoio às Escolas (2019). Recursos https://apoioescolas.dge.mec.pt/Recursos.
-
MetodologiaMethodologyAs metodologias centradas no "aprender fazendo" fazem do aluno o centro da aprendizagem. Assim, o professor surge como o mediador entre o saber (os conteúdos) e as diferentes formas de acesso ao mesmo, expressas nas metodologias.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS6
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão