IPLUSO 22156
Organização e Tratamento de Dados
Educação Básica (L) (IPLUSO)
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ApresentaçãoPresentationA Unidade Curricular de Organização e Tratamento de Dados compreende a consolidação e a ampliação dos conhecimentos dos alunps nesta área do conhecimento. Tal como, a iniciação à abordagem dadidática da Organização e Tratamento de Dados em Educação pré-escolar e no Ensino Básico. Além dos objetivos propostos diretamente relacionados com o estudo da Organização e Tratamento de dados e definidos na Ficha desta Unidade Curricular, é expectável que os alunos desenvolvam a sua capacidade de comunicação, cooperação, investigação matemática e de uso de ferramentas tecnológicas.
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ProgramaProgrammeDescrição dos conteúdos: Estatística Importância e análise crítica de estudos estatísticos Estatística descritiva e estatística inferencial Probabilidades Acontecimentos População alvo Constituição de uma amostra Representatividade de uma amostra Variáveis qualitativas e variáveis quantitativas Organização dos dados e análise descritiva Medidas de localização central Medidas de dispersão Frequência absoluta, relativa, acumulada e percentagem. Tabela de frequências Tipos de Gráficos Diagramas de Venn, Carroll, Extremos e Quartis, Caule e Folhas Apresentação de resultados
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ObjectivosObjectivesPretende-se que o aluno entenda a análise de dados como uma competência relevante na sua formação, que seja interessado, autónomo e crítico quando confrontado com problemas reais. O aluno terá de conseguir planear todo o processo que precede a análise de dados propriamente dita, e que inclui: constituição da amostra, definição das variáveis de interesse, recolha de dados e escolha dos procedimentos estatísticos em função dos objetivos. O aluno deverá também adquirir conhecimentos e dominar conceitos fundamentais relacionados com técnicas de análise estatística descritiva e desenvolver competências na aplicação destes conceitos em situações práticas reais. Pretende-se desenvolver no aluno a capacidade de encontrar na sua realidade problemas que possam ser solucionados pela aplicação dos conceitos aprendidos e através de um raciocínio lógico e estruturado. A capacidade de interpretar os resultados das análises e comunicá-los de forma clara e sintética também será desenvolvida.
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BibliografiaBibliographyBell, J (1993). Como realizar um projecto de investigação: um guia para a pesquisa em Ciências Sociais e da Educação. Gradiva. Lisboa. Martins, E. (2000) Introdução às Probabilidades e à Estatística. Dep. de Estatística e Investigação Operacional da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Martins, E.; Loura, L.; Mendes, M. (2007). Análise de dados: texto de apoio para professores do 1º ciclo. Ministério de Educação. Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular. Lisboa. Martins, F. (2017). Educação Pré-Escolar e Literacia Estatística. Psicossoma. ISBN 978994754 Pedrosa, A. (2016). Introdução Computacional à Probabilidade e Estatística. Porto Editora. ISBN 978-972-0-01990-5 Ponte, J. P.; Martins, M. E. G. (2011). Análise e tratamento de dados. Ministério da Educação. Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular. Lisboa Reis, E. (1994) Estatística descritiva. Edições Sílabo. Santos, C. (2007). Manual de Auto-aprendizagem Estatística Descritiva. Edições Sílabo.
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MetodologiaMethodologyAs metodologias centradas no "aprender fazendo" fazem do aluno o centro da aprendizagem. Assim, o professor surge como o mediador entre o saber (os conteúdos) e as diferentes formas de acesso ao mesmo, expressas nas metodologias.
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS6
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão