IPLUSO 22202
Prática de Ensino Supervisionada II - em jardim de infância
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (M) (IPLUSO)
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ApresentaçãoPresentationEsta unidade curricular apoio e orienta a Prática Profissional em Educação Pré-Escolar. Explora conteúdos teóricos e práticos de intervenção educativa nestes contextos. Apoia a organização, planificação, ação, avaliação e reflexão da prática educativa. A prática educativa conta com a orientação das pessoas educadoras dos contextos educativos. Esta UC concretiza-se com a elaboração de um relatório de estágio orientado pela pessoa supervisora da ESEL.
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ProgramaProgrammeLegislação vigente e documentos orientadores da intervenção em (sugestão) Educação Pré-Escolar no Sistema Educativo Português. Perfil, competências e funções da pessoa educadora de infância na educação pré-escolar. Fundamentos e princípios da pedagogia para a infância Organização e dinamização do ambiente educativo: espaços, tempo, materiais e grupo Intencionalidade educativa: (i) Observar, escutar, registar e documentar; (ii) Planear, agir e avaliar; (iii) Comunicar e articular. Áreas das orientações curriculares para a educação pré-escolar: Área da Formação Pessoal e Social; Área de Expressão e Comunicação; Área do Conhecimento do Mundo. Experiências educativas e projetos na educação pré-escolar. Continuidade educativa e transições
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ObjectivosObjectivesColaborar e atuar respeitando as ideologias e os valores da instituição cooperante. Construir e implementar propostas de desenvolvimento curricular para a educação pré-escolar, utilizando metodologias ativas, participativas e lúdicas. Planificar e intervir no ambiente educativo respeitando as especificidades do contexto, do grupo de crianças e de cada criança. Observar, avaliar e refletir continuamente e criticamente sobre as intervenções educativas, para que estas sejam integradas, flexíveis e ajustada aos ritmos, preferências, necessidades, e potencialidades de cada criança. Mobilizar conhecimentos teóricos e métodos de investigação educativos para identificar, analisar, planificar e intervir em questões decorrentes da prática. Planificar e dinamizar uma intervenção educativa refletida, fundamentada e eticamente situada. Contruir documentos pedagógicos resultantes da prática educativa em educação pré-escolar, resultante do processo de intervenção e de investigação
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BibliografiaBibliographyCardona, M. J. et al (2021). Planear e Avaliar na Educação Pré-Escolar. Ministério da Educação, DGE. Ferreira, M., & Tomás, C. (2018). “O pré-escolar faz a diferença?” Políticas educativas na educação de infância e práticas pedagógicas. Revista Portuguesa de Educação, 31(2), 68-84. Oliveira-Formosinho, J., & Formosinho, J. (2017). Pedagogia-em-Participação: a documentação pedagógica no âmago da instituição dos direitos da criança no cotidiano. Em Aberto, 30(100). Oliveira-Formosinho, J., Lino, D., & Niza, S. (2007). Modelos Curriculares para a Educação de Infância-Construindo uma práxis de participação. Porto Editora.
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MetodologiaMethodologyA metodologia de ensino e de aprendizagem foi selecionada, por promover o desenvolvimento de competências pela resolução de problemas que favorecem a literacia científica, a aprendizagem ao longo da vida e a construção de conhecimento mais efetivo e significativo por parte dos alunos/as. Neste sentido, a Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem-Based Learning - PBL), ao ser uma metodologia educativa centrada no/a aluno/a, compreende a importância do seu protagonismo na construção do seu conhecimento ao serem envolvidos/as de forma ativa e participativa em todo o seu processo educativo. Pois, para a resolução de problemas são abordadas questões conceituais, processuais, comportamentais e de investigação. No contexto de estágio em Educação pré-escolar, o/a estudante atua em conformidade com a instituição cooperante e as orientações da ESEL, numa lógica de aprendizagem experiencial.
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS9
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipSim