Skip to main content

IPLUSO 22428

Práticas de Enfermagem I

Enfermagem Veterinária [L] [IPLUSO]
  • ApresentaçãoPresentation
    Unidade curricular que permite o contacto dos alunos com a introdução às práticas de enfermagem básicas, no âmbito dos vários contextos de trabalho, nomeadamente na clínica de animais de companhia e exóticos.
  • ProgramaProgramme
    Exame físico: ¿ A temperatura ¿ As cadeias linfáticas ¿ A auscultação cardio-respiratória ¿ As landmarks ósseas ¿ Para¿metros vitais de perfusão. O geriátrico: ¿ quais as doenças frequentes? ¿ Os check ups Exame otoscópico: ¿ Citologia ¿ Otite externa ¿ Otite interna ¿ Te¿cnicas de limpeza auricular ¿ Produtos de limpeza Higiene oral. ¿ Dentição normal ¿ O tártaro ¿ A gengivite O papel do enfermeiro na realização de análises laboratoriais e testes complementares de diagnóstico, como lavagem traqueal, realização de tra¿nsito intestinal baritado, enemas, etc. O exame oftalmológico. A higiene e produtos de higiene Quais as principais patologias? Técnicas de acesso venoso: ¿ Material ¿ Assépsia ¿ Técnica de recolha e cateterismo Electrocardiograma: ¿ Saber o que e¿ ECG, Ritmo Sinusal e classificação das principais arritmias Técnicas de algaliação urinária, tipos de algálias, higiene e preparação do material. A dor: exame de observação noção de "PLATTER"
  • ObjectivosObjectives
    Aprender a desenvolver aptidões de comunicação entre equipa e com os tutores. Aprender a capacidade de relação individual e interpessoal. Saber realizar um exame fi¿sico de modo a obter uma informac¿a¿o a cerca do estado de saúde do animal. O exame físico em doentes particulares como geriátricos. O exame otoscópico. Conceitos de higiene dental Conhecimento de testes complementares de diagnóstico e como realizá-los no contexto de diagnóstico diferencial clínico. Exame oftalmológico Amostra de sangue ¿ cateterização venosa Te¿cnica de eletrocardiograma com reconhecimento de um ritmo cardi¿aco normal e as arritmias mais frequentes Te¿cnicas de algaliação urinária em machos e fêmeas Saber reconhecer o sinal cli¿nico de dor Elaborar estrate¿gias de divulgac¿a¿o do CAMV. Aprender a realizar listas orientativas para a organizac¿a¿o hospitalar ou de ambiente clínico.
  • BibliografiaBibliography
    Harvey, Andrea; Tasker Se¿verin (2013). BSAVA Manual of Feline Practice Bexfield, Nick (2014). Procedures in Small Animal Practice, 2nd edition. Mennell, Linda (2012). Samll Animal Internal Medicine for Veterinary Technicians and Nurses. Wiley-Blackwell. Candyle, Jack (2014). Veterinary Technician¿s Daily Reference Guide. Wiley-Blackwell
  • MetodologiaMethodology
    - Utilização de meios audiovisuais para aparesentação de vídeos, imagens, casos e situações que evidenciam e colocam em prática os conteudos programáticos teóricos leccionados em âmbito de aula; - Promover a inclusão de palestras, seminários ou workhops sobre temas associados aos conteúdos programáticos da unidade curricular; - Promover discussões e debates clínicos sobre as temáticas lecionadas em aula; - Ações de estudo orientadas sobre temas diversos no âmbito da unidade curricular, fornecendo as ferramentas e direcionando o aluno na pesquisa científica, análise crítica e síntese da informação recolhida
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não