IPLUSO 26017
Práticas Interdisciplinares
Artes Visuais e Media Digitais (M) (IPLUSO)
-
ApresentaçãoPresentationUnidade curricular teórico-prática que promove a reflexão crítica sobre a noção de (inter)disciplina na prática artística.
-
ProgramaProgrammeI. Pensar a praxis disciplinar I.1. O ritual, a cerimónia, o teatro. O sistema das artes. O caso da Gesamtkunstwerk. A diferença entre arte e vida: fronteiras da representação. A noção de disciplina. Diferenciações entre arte e técnica. I.2. A noção de praxis aplicada a uma prática artística. A fluidificação disciplinar dos séculos XX e XXI. I.3. Noções atuais: artes visuais; artes performativas; cinema; artes digitais; body art; literatura e escrita; design e artesanato; arquitectura; arte pública; agência comunitária; etc.. II. Casos de estudo aplicados aos estudantes.
-
ObjectivosObjectivesEsta UC dedica-se a problematizar o caráter e a conceptualização da noção de (inter)disciplina associada a uma prática artística. Pretende-se proporcionar aos mestrandos um lugar exploratório, conceptualmente, recorrendo a exercícios associados à sua investigação e interesses artísticos. A UC encontra-se estruturada em torno de 2 momentos: o primeiro, de contacto com questões, autores e conceitos que os ajudem a problematizar as práticas interdisciplinares e as próprias noções de prática e disciplina em diferentes contextos e momentos históricos, ideológicos e culturais. Devem aprender a contextualizar estas referências, interpretar objetos com nuances e desfazer polarizações, articular argumentos com coerência, e desenvolver uma investigação através da discussão oral e da escrita entre pares. É trabalhada uma introdução a um pensamento crítico sobre a estrutura, forma e conteúdos de diferentes objetos e obras, que se pretende que seja transferido para as suas próprias práticas.
-
BibliografiaBibliographyBARTHES, Roland (1977). Image Music Text. London: Fontana Press. BERGER, John (2013). Modos de Ver. Lisboa: Antígona BRECHT, Bertold (1964). Brecht on theater. New York: Hill and Wang. CONDEE, William (2016). The Interdisciplinary Turn in the Arts and Humanities. In Issues in Interdisciplinary Studies, No. 34, pp. 12-29. DEBORD, Guy (2021). A Sociedade do Espectáculo. Lisboa: Antígona. FOUCAULT, M. (2013). Vigiar e Punir: o Nascimento da Prisão. Lisboa: Edições 70. FRODEMAN, R.; KLEIN J. T.; MITCHAM C. (2010). The Oxford handbook of interdisciplinarity. Oxford: Oxford University Press. KLEIN, J. T. (1990). Interdisciplinarity: History, theory, and practice. Detroit: Wayne State University Press. MANGHANI, Sunil (2012) Image Studies, Theory and Practice. London: Routledge MIRZOEFF, Nicholas (2001). The Visual Culture Reader. London: Routledge WEINGART, P.; Stehr, N. (2000). Practicing interdisciplinarity. Toronto: University of Toronto Press.
-
MetodologiaMethodologyA metodologia de ensino desta unidade curricular assenta numa abordagem teórica, através da exposição de conteúdos nas aulas, com o auxílio de materiais audiovisuais, bibliografia e acesso a materiais de apoio previamente preparados pela docente (bibliografia, material audiovisual, sugestão de eventos). Estes materiais são entregues por via de e-mail institucional da docente e posteriormente discutidos nas aulas. É esperado um nível de envolvimento e discussão apropriado aos temas e ao nível de estudos em causa. São realizados exercícios práticos orientados para os temas propostos em aula, com o objectivo de desenvolver as capacidades de pensamento crítico também em regime de escrita: apresentação oral (20 minutos, formato conferência, com discussão) do tema proposto para trabalhar no trabalho escrito; redacção de um trabalho escrito.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS5
-
NaturezaNatureOpcional
-
EstágioInternshipNão




