Skip to main content

IPLUSO 16610

Programação de Autómatos

Automação e Sistemas Informáticos (L) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    A unidade curricular de Programação de Autómatos visa introduzir conceitos e ferramentas essenciais no contexto de conhecer os elementos constituintes de um sistema autónomo, que possa ser integrado num ambiente industrial. E desta forma, compreender um automatismo, desde o seu principio de funcionamento, até à sua concepção e implementação.
  • ProgramaProgramme
    CP01 - Arquitectura de um autómato programável módulos existentes; CP02 - Tecnologias de Interface de a.p. com equipamentos periféricos; CP02 - Métodos de implementação de um automatismo; CP03 - Parâmetros e características a ter em conta na seleção de um autómato programável; CP04 - Esquemas de ligação de um autómato programável; CP05 - Ciclo de funcionamento de um autómato programável; CP06 - Linguagens de programação; CP07 - Endereçamento de entradas/saídas; CP08 - Funções de programação básicas; CP09 - Introdução à programação com o método grafcet; CP10 - Introdução à programação com o método LADDER; CP11 - Introdução aos automatismos industriais; CP12 - Elementos de um automatismo.
  • ObjectivosObjectives
    OA01 - Classificar os autómatos; OA02 - Identificar os diversos elementos constituintes de um autómato programável e o respetivo funcionamento. OA03 - Conhecer aprofundadamente as técnicas de interface de autómatos programáveis (a.p.) com equipamentos periféricos; OA04 - Efectuar programas de aplicações com operações lógicas, temporizadores e contadores; OA05 - Desenvolver aplicações de controlo com variáveis analógicas; OA06 - Desenvolver pequenos programas para autómatos.
  • BibliografiaBibliography
    António Francisco “Autómatos Programáveis” - ETEP Edições Técnicas e Profissionais - ISBN 9789728480332; João Caldas Pinto “Técnicas de Automação” - ETEP Edições Técnicas e Profissionais - ISBN 9789728480264; David W. Pessen “Industrial Automation: Circuit Design and Components” Wiley - ISBN 9780471600718; E.A. Parr “Programmable Controllers, an Engineers Guide” - BH Newnes – ISBN 9780750657570; Enrique Mandado Pe¿rez; Jorge Marcos Acevedo; Celso Ferna¿ndez Silva; Jose¿ I Armesto Quiroga; Serafi¿n Pe¿rez Lo¿pez Mandado Pérez, et al, “Auto¿matas programables : entorno y aplicaciones” – Thomson- ISBN 9788497323284; R.W. Lewis “Programming Industrial Control Systems Using IEC 1131-3”- IEE Press – ISBN 9780852969502;  
  • MetodologiaMethodology
    Nas aulas teóricas é utilizado o método expositivo e interativo de apresentação de conceitos e de demonstração dos desenvolvimentos dos mesmos. A exposição teórica é acompanhada de resolução exemplos práticos de aplicação direta da matéria, incentivando-se a participação dos alunos. É demonstrado o ambiente de simulação de circuitos elétricos, sendo utilizado o Zelio Soft ou equivalente para a resolução de alguns circuitos típicos. Resolução de problemas de aplicação e com apresentação de exemplos para consolidação dos conteúdos expostos. Aulas práticas com montagem de trabalhos em laboratório e resolução por simulação com recurso a uma ferramenta computacional.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não