IPLUSO 24340
Programação Orientada por Objetos
Engenharia Informática e Aplicações (L) (IPLUSO)
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ApresentaçãoPresentationEsta unidade curricular introduz os estudantes ao paradigma da programação orientada a objetos, uma abordagem amplamente utilizada no desenvolvimento de software moderno. O foco principal está na organização e estruturação do código com base em conceitos como classes, objetos, herança, polimorfismo e encapsulamento. A disciplina é essencial no percurso académico, pois fornece as bases necessárias para compreender e desenvolver sistemas mais complexos, e prepara os estudantes para outras áreas que exigem pensamento estruturado, modularidade e reutilização de código. Ao mesmo tempo, aproxima os alunos das práticas reais do mercado de trabalho, onde este paradigma é amplamente adotado.
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ProgramaProgrammeCP1. Introdução à programação orientada a objetos: Vantagens da orientação a objetos CP2. Classes e objetos: Definição e criação de classes, Instanciação de objetos, Atributos e métodos, Construtores CP3. Encapsulamento e abstração: Visibilidade public, private, protected, Getters e setters, Abstração de dados CP4. Herança: Conceito de herança e reutilização de código, Hierarquias de classes, Subclasses e superclasses CP5. Polimorfismo: Polimorfismo em tempo de compilação e de execução, Sobrecarga e sobrescrita de métodos, Interfaces e classes abstratas CP6. Tratamento de exceções: Tipos de exceções, Mecanismos de captura e tratamento de erros CP8. Coleções e estruturas de dados: Ficheiros, Listas, conjuntos, mapas, filas CP9. Desenvolvimento e teste de software: Estruturação de projetos orientados a objetos, Utilização de IDEs, Testes unitários CP10. Projeto final e mini-projeto: Desenvolvimento de uma aplicação completa, Integração dos conceitos abordados, Documentação e apresentação
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ObjectivosObjectivesOA1. Compreender os fundamentos do paradigma de programação orientada a objetos e a sua importância no desenvolvimento de software. OA2. Aplicar conceitos como classes, objetos, encapsulamento, herança, polimorfismo e composição no desenvolvimento de programas. OA3. Projetar soluções computacionais orientadas a objetos a partir de especificações de problemas do mundo real. OA4. Escrever código limpo, modular, reutilizável e fácil de manter, utilizando boas práticas de desenvolvimento. OA5. Utilizar ambientes de desenvolvimento integrados (IDEs) e ferramentas auxiliares no processo de construção e teste de software orientado a objetos. OA6. Identificar e aplicar padrões de design básicos e estruturas comuns no desenvolvimento de aplicações orientadas a objetos.
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BibliografiaBibliographySierra, K., Bates, B., & Gee, T. (2022). Head first java, 3rd edition (3rd ed.). Sebastopol, CA: O?Reilly Media. Coelho, Paulo. (2016). Programação em Java - Curso Completo. 5a Edição Atualizada. FCA. ISBN 9789727228409
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MetodologiaMethodologyAs funcionalidades da linguagem Java e os conceitos de Programação Orientada a Objetos serão introduzidos nas aulas teóricas, onde serão discutidos os seus princípios e a sua aplicação. Nas aulas práticas, os alunos poderão aplicar esses conhecimentos, resolvendo exercícios que consolidam a aprendizagem da linguagem e aprimoram as suas capacidades na criação de soluções focadas na programação orientada para objetos. Será ainda pedido aos alunos que desenvolvam um projeto final de maneira a consolidarem os conhecimentos adquiridos.
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS6
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão