Skip to main content

IPLUSO 26046

Projeto Artístico I

Artes Visuais e Media Digitais (M) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    .
  • ProgramaProgramme
    A UC conta com aulas teóricas e práticas. As aulas teóricas focam-se na definição, apresentação e fundamentação do projeto artístico, com ênfase em: 1) como proceder à delimitação temática e à formulação de uma questão central para um projeto na área das artes visuais, 2) quais as diferentes etapas necessárias à elaboração e desenvolvimento de um projeto tendo em conta as especificidades processuais de cada estudante e dos diferentes médiuns em que se pode configurar, 3) como apresentar um Projeto de artes visuais em situações distintas (e.g., artist statment, proposta de projeto para candidatura a bolsas e residências, etc.). As aulas práticas, realizadas em regime de atelier e tutoria, são dedicadas ao desenvolvimento do projeto, à experimentação prática e ao aperfeiçoamento artístico de cada aluno, sob a supervisão dos professores e em diálogo/debate com os colegas de turma. No final do semestre, os estudantes apresentam os resultados com critérios expositivos e um portfólio.
  • ObjectivosObjectives
    Objetivos Gerais: .Familiarizar os estudantes com os diferentes passos, estratégias e metodologias necessários à elaboração de um projeto em artes visuais, desde a investigação e experimentação à conceção e concretização de uma exposição. Objetivos Específicos: . Realização e fundamentação de um projeto teórico-prático na área das artes visuais, servindo-se da interdisciplinaridade que o ciclo de estudos oferece; . Estimular uma atitude de experimentação, assim como o amadurecimento da abordagem autoral de cada estudante; . Apurar a capacidade de articular as questões, os temas e os conceitos convocados pela pesquisa artística, de modo a consolidar um discurso crítico e auto-reflexivo que a potencia; . Estruturar momentos de partilha de aprendizagem e apresentação oral do trabalho desenvolvido num ambiente encorajador entre pares.
  • BibliografiaBibliography
    BOURGEOIS, L. (2015). Louise Bourgeois: The Spiders and the Tapestries. Ostfildern-Ruit: Hatje Cantz ELGER, D. (2000). Donald Judd Colorist. Ostfildern-Ruit: Hatje Cantz ELGER, D. (2000). Gerhard Richter: Catalogue Raisonné. Ostfildern-Ruit: Hatje Cantz FICACCI, L. (2003). PIRANESI: Acqueforti/ Grabados/ Águas-fortes. Cologne:Tascen GOETZ, I., LENCSÉS, L., SCHOR, G., VINKEN, B. 82015). Cindy Sherman. Ostfildern-Ruit: Hatje Cantz JOICE, P. (1999). Hockney on Art: conversations with Paul Joice. London: Little brown KABAKOV, I., KABAKOV, E. (2005). An Alternative History of Art: Rosenthal, Kabakoc, Spivak. Bielfeld: Kerber KABAKOV, I., KABAKOV, E. (2003). Where is our place?. Milano: charta. SLAGER, H. (2015).The Pleasure Of Research. Ostfildern-Ruit: Hatje Cantz KUSTER, U. , SHFF, R. (2015), Peter Doig. Ostfildern-Ruit: Hatje Cantz DUNINGAM, E. C. (2013). A Celebration Of Light: The Art Of James Turrel. Ostfildern-Ruit: Hatje Cantz
  • MetodologiaMethodology
    As metodologias de ensino passam por dois modelos: aulas de apresentação de ideias e portfólio realizadas pelos estudantes e finalizadas com debates críticos coletivos, e acompanhamento tutorial do trabalho desenvolvido no atelier. As aulas de apresentações estão alocadas no início do semestre. Os estudantes partilham o desenrolar do seu projeto artístico e apontam as intenções do desenvolvimento. As discussões coletivas críticas no final destas apresentações continuam o hábito de partilha de referências e ideias e melhoram a capacidade discursiva, a curiosidade pelo trabalho dos seus pares num espírito de reflexão e diálogo construtivo.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    10
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não