IPLUSO 25099
Projeto Avançado: Álbum Ilustrado
Ilustração e Desenho (L) (IPLUSO)
-
ApresentaçãoPresentationEsta Unidade Curricular visa o acompanhamento dos estudantes na elaboração das diferentes etapas da concepção e produção de um álbum ilustrado (ideia, desenho e edição). Os conteúdos programáticos promovem duas linhas de continuidade: narrativa visual e descrição visual.
-
ProgramaProgramme. Narrativa visual e descrição visual: exemplos. . Representação de animais, seres híbridos e antropomórficos. Antropomorfismo e hibridismo Estudo anatómico de modelos animais: como representar Movimento e locomoção: Marcha, salto, corrida e reptação Ação e inação Textura e padrão: Pele, escamas, pelagem e penas Camuflagens e carapaças Estudo da cabeça e das expressões faciais nos animais. Expressão de emoções (medo, raiva, alegria...) Traços de caráter e características humanas associados a espécies animais (astúcia, crueldade, sabedoria...) .Expressão gráfica individual – desenvolvimento Composição: relações de escala e proporção na página Encadeamento das ilustrações Entendimento do conto por imagens (apresentação, muthos - nó da intriga - e desenlace; corolário) .Projetos de Ilustração: desenvolvimento de 2 projetos de Álbum ilustrado.
-
ObjectivosObjectivesObjetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) Compreender o que é um álbum ilustrado; Distinguir a narrativa visual da descrição visual através da ilustração de fábulas e animais; Conhecer exemplos históricos de ilustração de animais, seres híbridos e antropomórficos; Representar animais, seres híbridos e antropomórficos: a) Compreender e distinguir estruturas anatómicas e proporções de diferentes espécies de animais: terrestres, aéreos, marinhos e anfíbios; b) Representar diferentes tipos de texturas e padrões de superfície. Desenvolver uma expressão gráfica individual, aperfeiçoando várias técnicas gráficas; Desenvolver 2 projetos de ilustração (narrativa visual e descrição visual; Concretizar dois livros (um coletivo e um individual).
-
BibliografiaBibliographyHultgren, K. (1993). The Art of Animal Drawing. Construction, Action, Analysis, Caricature. New York: Dover Publications Mattesi, M. D. (2011). Force: Animal Drawing. Animal Locomotion and Design Concepts for Animators. Oxford: Elsevier VilppuI, G.(2011). The Vilppu Drawing Manual. Drawing animals. Acton, CA: Vilppu Studio Press Weinstein, A. (2005). Once Upon a Time: Illustrations from Fairytales, Fables, Primers, Pop-Ups, and Other Children's Books. New York: Princeton Architectural Press Whitlatch, T. (2015). Principles of Creature Design: Creating Imaginary Animals. CA: Design Studio Press Whitlatch, T. (2017). Animals Real and Imagined: Fantasy of What Is and What Might Be. CA: Design Studio Press
-
MetodologiaMethodologyAs aulas são divididas em dois módulos de sete semanas. Com acompanhamento de uma docente e o desenvolvimento de um exercício em cada um. 1º Módulo: Narrativa visual: 6 semanas de concretização da ilustração de dois contos com o minimo de 4 ilustrações cada um com o objectivo de criar um Álbum ilustrado que compila todos os contos ilustrados pelios estudantes numa lógica de Silent Book (Livro sem Palavras). A avaliação deste exercício dá-se na 7ª semana com a presença das duas docentes. 2º Módulo: Descritibilidade das imagens: Album ilustrado sobre um animal (livre de narrativa) que pertença a uma associação lisboeta (ex: Jardim Zoológico, Quinta Pedagógica, Oceanário, Aquário Vasco da Gama, etc.) Cada estudante escolhe um animal como tema para 10 ilustrações, capa e contracapa. A técnica é livre. O objectivo é cada estudante realizar um silent book para garantir a auto-suficiencia da imagens.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS6
-
NaturezaNatureOpcional
-
EstágioInternshipNão




