Skip to main content

IPLUSO 23178

Projeto de Ilustração

Ilustração e Desenho (L) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    Esta Uc visa o desnevolvimento de um projecyto pessoal no âmbito da ilustração.
  • ProgramaProgramme
    PROJECTO PESSOAL Etapas de uma metodologia de investigação em artes no domínio da ilustração: - ideia - investigação teórica, conceptual e imagética - dossier - levantamento de propostas (mínimo 2) -  concepção experimental com esboços e registos fotográficos, gráficos, de expressão rápida; - escolha e formulação da hipótese final enquanto projecto expositivo (questões técnicas: escala, materiais, meios, luz, etc.) - execução - apresentação em contexto expositivo (montagem e desmontagem) - documentação fotográfica, press-release, cartaz, convite e catálogo/desdobrável em formato digital
  • ObjectivosObjectives
    Esta UC tem como objectivos dotar os alunos com: Capacidade de resolução de problemas técnicos e estéticos de um projecto de ilustração; Capacidade de adequação e elasticidade (ceder ou manter) cada ideia nas suas diferentes fases projectuais; Capacidade de ajustar constrangimentos sem pôr em causa a exequibilidade do projecto gráfico. Conhecimento das questões inerente à concepção, elaboração e montagem/desmontagem, divulgação e documentação de um projecto artístico no espaço que o acolhe e na área da ilustração. Saber assumir o papel de autor/artista/ilustrador, compreender os constrangimentos inerente aos espaços expositivos, usar a fotografia documental para divulgação; conceber a imagem gráfica digital do projecto gráfico e a divulgá-lo à imprensa acompanhado com um press-release.  
  • BibliografiaBibliography
    Dado o regime tutorial desta UC, são apresentadas monografias de artistas e ilustradores e catálogos de exposições institucionais de acordo com os interesses dos alunos e as suas opções criativas e estéticas.   Given the tutorial regime of this UC, monographs of artists and catalogs of institutional exhibitions are presented according to the students' interests and their creative and aesthetic options.  
  • MetodologiaMethodology
    Exemplificação com PowerPoint e associação à experiência adquirida nas UC Perspectivas Artísticas Contemporâneas Design de Projectos. Cada etapa do programa de estudos é avaliada (20%): - DOSSIER: ideia e investigação teórica, conceptual e imagética  - PROPOSTA (mínimo 2):  concepção experimental com esboços e registos fotográficos, gráficos, de expressão rápida; escolha e formulação da hipótese final enquanto projecto expositivo (questões técnicas: escala, materiais, meios, luz, etc). Dossier de projecto - EXECUÇÃO  - (MONTAGEM e desmontagem) apresentação em contexto expositivo  -DIVULGAÇÃO: documentação fotográfica, press-release, cartaz, convite e catálogo/desdobrável. Sessões de Photoshop e Indesign.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não