Skip to main content

IPLUSO 26024

Projeto de Ilustração Multidisciplinar I

Desenho (M) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    A disciplina desenvolve competências técnicas e autorais em ilustração científica e de livros, combinando rigor, criatividade e reflexão crítica, através da aplicação de diversas técnicas e métodos de investigação visual.
  • ProgramaProgramme
    Introdução às particularidades e abrangência temática tanto da ilustração científica como da ilustração de livros; Exploração de várias técnicas de ilustração, incluindo digital, aguarela, pintura e técnica mista; Análise crítica e discussão de obras de ilustradores visando promover a definição de voz autoral dos estudantes; Estudo de princípios de composição em ilustração, abrangendo conceitos como equilíbrio, proporção e enquadramento; Orientação sobre métodos de pesquisa aplicáveis ao desenvolvimento de projetos de ilustração; Planeamento, pesquisa e execução de um projeto livre em ilustração científica, com foco na manutenção de rigor e precisão. A elaboração de um texto explicativo será um componente deste projeto; Planeamento e execução de um projeto livre de ilustração de um livro, focando na composição de texto e imagem; Manutenção e apresentação final de um diário gráfico, enquanto registo do processo criativo e investigativo ao longo do semestre.
  • ObjectivosObjectives
    . Desenvolver competências especializadas em dois domínios distintos de ilustração: ilustração científica e ilustração de livros; . Capacitar os estudantes para a aplicação de diversas técnicas de ilustração, incluindo digital, aguarela, pintura e técnica mista, mantendo o rigor científico aplicável no domínio da ilustração científica; . Estimular uma atitude autoral, incentivando os estudantes a desenvolver uma linha pessoal única; . Fomentar a capacidade de articular questões, temas e conceitos de campos criativos, consolidando um discurso crítico e autorreflexivo; . Fomentar a aplicação de princípios de composição na criação de ilustrações, incluindo aspetos como equilíbrio, proporção e enquadramento; . Introduzir métodos de pesquisa que culminem na produção de textos explicativos anexados aos trabalhos;                                      . Incentivar a manutenção de um diário gráfico como forma de documentação gráfica do processo criativo.
  • BibliografiaBibliography
    . Arnheim, R. (1998). Arte e Percepção Visual: Uma Psicologia da Visão Criadora. Pioneira. . Dressendörfer, W. (2022). The new herbal. Taschen. . Galda, L., e Short, K. G. (1993). Children's Books: Visual Literacy: Exploring art and illustration in children's books. The Reading Teacher, 46(6), 506-516. . Hodges, E. R. S. (2003). The Guild Handbook of Scientific Illustration. John Wiley & Sons. . Male, A. (2017). Illustration: A Theoretical & Contextual Perspective. Bloomsbury Visual Arts. . Salisbury, M., e Styles, M. (2012). Children's Picturebooks: The Art of Visual Storytelling. Laurence King Publishing. . Sullivan, G. (2010). Art Practice as Research: Inquiry in Visual Arts. SAGE Publications. . Zeegen, L. (2012). The Fundamentals of Illustration (2ª ed.). AVA Publishing. . Wood, P. (1994). Scientific illustration: A guide to biological, zoological, and medical rendering techniques, design, printing, and display. John Wiley & Sons.
  • MetodologiaMethodology
      O processo de ensino-aprendizagem nesta unidade curricular adota uma abordagem teórico-prática. Serão apresentados exemplos e exercícios que visam a aplicação prática de conceitos e técnicas e o entendimento teórico e prático dos estudantes em ilustração. Isso promoverá a exploração e aplicação de diversas técnicas de ilustração em contextos específicos. As discussões em grupo e as análises críticas de obras de ilustradores funcionam como plataformas para o desenvolvimento de uma voz autoral e um discurso crítico e autorreflexivo. Estes momentos também oferecem oportunidades para os estudantes articularem as suas ideias, receberem feedback dos pares e do docente, bem como ajustarem as suas abordagens em conformidade. Estes projetos serão apoiados por métodos de pesquisa específicos, culminando na produção de um texto explicativo que integre e complemente o trabalho de natureza científica. O diário gráfico funcionará como um instrumento tanto pedagógico como de avaliação.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    10
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não