Skip to main content

IPLUSO 26025

Projeto de Ilustração Multidisciplinar II

Desenho (M) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    Esta unidade curricular visa o aperfeiçoamento técnico e expressivo em ilustração científica e conceptual, promovendo a construção de uma linguagem visual própria e a integração de competências críticas, reflexivas e comunicacionais no desenvolvimento de projetos autorais.
  • ProgramaProgramme
    Aprofundamento na experimentação de técnicas e métodos específicos na ilustração científica; Introdução a técnicas e métodos relevantes à ilustração conceptual, direcionado ao desenvolvimento autónomo de ideias e temas pelos estudantes, privilegiando os princípios de composição como contraste, ponto focal e coesão. Análise crítica de obras de ilustradores estabelecidos, exemplificativos de uma variedade de abordagens e técnicas de ilustração, visando fomentar a criação de uma identidade autoral por parte dos estudantes. Planeamento, pesquisa e execução de um projeto livre em ilustração científica com foco na inovação técnica e ritmo narrativo. A elaboração de um texto explicativo será um componente deste projeto; Planeamento e execução de um projeto livre de ilustração conceptual com apresentação oral final; Manutenção e apresentação final de um diário gráfico, enquanto registo do processo criativo e investigativo ao longo do semestre.
  • ObjectivosObjectives
    Esta UC visa ser uma continuidade avançada de "Projeto de Ilustração Multidisciplinar I". Tem como objetivos: . Consolidar e expandir as técnicas em Ilustração Científica, visando aprofundar o rigor e a precisão na representação visual; . Introduzir e desenvolver competências em Ilustração Conceptual, permitindo aos estudantes a exploração de temas abstratos ou metafóricos; . Estimular uma atitude autoral, incentivando os estudantes a fortalecer uma linha pessoal única; . Desenvolver habilidades avançadas em técnicas de ilustração diversificadas, de digital a aguarela e técnica mista; . Melhorar a capacidade de composição visual, com foco em princípios como equilíbrio, contraste e proporção; . Fomentar uma prática reflexiva e investigativa, materializada através da manutenção de um diário gráfico e da apresentação oral; . Fomentar a capacidade de articular questões, temas e conceitos de campos criativos, consolidando um discurso crítico e autorreflexivo.
  • BibliografiaBibliography
    . Arnheim, R. (1998). Arte e Percepção Visual: Uma Psicologia da Visão Criadora. Pioneira. . Bang, M. (2000). Picture This: How Pictures Work (752ª ed.). Chronicle Books. . Dressendörfer, W. (2022). The new herbal. Taschen. . Gurney, J. (2009) Imaginative Realism: How to paint what doesn’t exist. Andrews McMeel Publishing . Heller, S., e Arisman, M. (2004). Inside the Business of Illustration. Allworth Press. . Hodges, E. R. S. (2003). The Guild Handbook of Scientific Illustration. John Wiley & Sons. . Loomis, A. (2012). Creative Illustration. Titan Books. . Male, A. (2017). Illustration: A Theoretical & Contextual Perspective. Bloomsbury Visual Arts. . Zeegen, L. (2012). The Fundamentals of Illustration (2ª ed.). AVA Publishing. . Wood, P. (1994). Scientific illustration: A guide to biological, zoological, and medical rendering techniques, design, printing, and display. John Wiley & Sons. . 3DTOTAL (2017) Sketching from the Imagination: Fantasy. 3DTotalPublishing
  • MetodologiaMethodology
    A metodologia de ensino e aprendizagem para esta unidade curricular foi concebida para ser teórico-prática, alinhada com os objetivos de aprendizagem. Será dada particular ênfase à prática de ilustração, onde os estudantes terão a oportunidade de aplicar e experimentar com uma variedade de técnicas, desde ilustração digital até técnicas mais tradicionais como aguarela e pintura.   Para garantir a aplicação prática dos conceitos teóricos, os estudantes desenvolverão projetos livres em ilustração científica e conceptual. Estes projetos serão acompanhados de perto pelos docentes, que fornecerão feedback contínuo, permitindo aos estudantes rever e aprimorar os seus trabalhos. Cada projeto será ainda complementado por uma componente escrita, um texto explicativo no caso do projeto de ilustração científica e uma apresentação oral no caso do projeto de ilustração conceptual, de modo a incentivar os estudantes a articular claramente os seus processos criativos e decisões técnicas.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    10
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não