Skip to main content

IPLUSO 19455

Psiconeuroimunologia

Osteopatia (L) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    Esta unidade curricular apresenta a sua relevância pelo facto de possuir uma abordagem de carácter integrativo dos níveis psicológico, neurológico e imunológico, realçando as interrelações entre estes três sistemas, numa perspectiva holística do ser humano. Numa perspectiva de intervenção das Terapêuticas não Convencionais, esta visão inovadora ajuda os estudantes e futuros profissionaois a perceberem o indivíduo de uma forma mais integrada.
  • ProgramaProgramme
    Estudo das interacções entre comportamento e os sistemas nervoso, endócrino e imunológico O sistema imunológico e a sua relação com outros sistemas O sistema endócrino e a sua relação com outros sistemas O sistema nervoso, o sistema nervoso autónomo e a sua relação com outros sistemas. O papel da personalidade, das emoções e do contexto psicossocial e cultural no âmbito da compreensão da psiconeuroimunologia. Stress e estratégias de coping Interacções entre o sistema nervoso e o sistema imunológico, e as suas relações nos processos mentais e psicossociais A psiconeuroimunologia numa perspectiva holísica e esistémica
  • ObjectivosObjectives
    Identificar correctamente os principais conceitos ligados a esta área. Desenvolver a capacidade para utilizar os conceitos teóricos na análise das situações nosológicas dos pacientes. Efectuar a análise das componentes psicológicas, emocionais, psicossociais e culturais que influenciam a psiconeuroimunologia e o funcionamento corporal. Conhecer os diversos sistemas que intervêm na psiconeuroimunologia e respectivas interacções.  Dominar as técnicas de avaliação das componentes psicológicas, psicossociais e emocionais que contribuem para influenciar o sistema psiconeuroimunológico. Capacidade para compreender o fenómeno ds saúde e da doença numa perspectiva sistémica e holística, utilizando as concepções da psiconeuroimunologia
  • BibliografiaBibliography
    Ader, R. (2007). Psychoneuroimmunology. New York. Academic Press. ISBN: 9780120885763 Schedlowski, M. & Tewes, U. (1999). Psychoneuroimmunology - An Interdisciplinary Introduction. USA. Springer.  ISBN: 9780306459764 Segerstrom, S. C. (2012). The Oxford Handbook of Psychoneuroimmunology. Oxford. Oxford Press. ISBN: 9780195394399 Myers, A. (2016). Doenças Autoimunes. São Paulo. Ed.Martins Fontes. ISBN: 9788546900930
  • MetodologiaMethodology
    Nesta unidade curricular, recorre-se à metodologia Team-based learning (TBL), com a realização de tarefas em pequenos grupos, permitindo o desenvolvimento da capacidade de análise e aplicação dos conceitos teóricos.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    4
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não