Skip to main content

IPLUSO 19528

Química Aplicada

Ciências Biomédicas Laboratoriais (L) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    Esta unidade curricular introduz os princípios e as práticas no campo da química analítica. Concentra-se no desenvolvimento de uma compreensão quantitativa dos fenómenos de equilíbrio homogéneo e heterogéneo aplicados a titulações ácido-base e complexométricas, separações rudimentares, espectroscopia óptica e eletroquímica.
  • ProgramaProgramme
    Constituição da matéria Átomos iões e moléculas. Substâncias puras e misturas Tabela periódica e propriedades químicas Ligação Química Tipos de ligação química e suas características Reações Químicas Equações químicas, Estequiometria e Lei de Lavoisier Soluções aquosas e propriedades Concentração. Diluições Reagente limitante Rendimento Energia das reacções químicas Energia interna, Entalpia, Entropia e Energia livre Equilíbrio químico Propriedades gerais Equilíbrios ácido-base de solubilidade e redox Introdução aos Métodos de análise Volumétricos Ácido-base Redox Espectroscópicos Análise qualitativa e quantitativa em espectroscopia UV-VIS. Lei de Lambert-Beer Cinéticos Velocidade das reações Energia de ativação Catalisadores Análises enzimáticas
  • ObjectivosObjectives
    Proporcionar uma formação teórica de nível básico em química geral e introduzir a sua da aplicação em alguns métodos analíticos, desenvolvendo capacidades práticas de resolução de problemas e de execução laboratorial. Interpretar e trabalhar com sentido crítico, os resultados obtidos no laboratório. Capacidade de aprendizagem dos conceitos leccionados, de análise e aplicação a novas situações. Comunicação adequada dos conceitos adquiridos. Resolução de problemas de aplicação. Competência no cálculo e nas unidades. Utilização dos conceitos da química geral em métodos de análise por volumetria, espectroscopia e cinética. Planeamento de trabalho laboratorial Adequada execução experimental de procedimentos laboratoriais usando material e equipamento instrumental. Manipulação, interpretação de dados/resultados e sua avaliação crítica. Capacidade de trabalhar individualmente ou em grupo.         Comunicar e discutir resultados obtidos.
  • BibliografiaBibliography
    Chang, R. (2010). Chemistry, (10th ed.). McGraw Hill. Atkins, P.W. & Beran, J.A. (1992). General Chemistry. (2nd ed.). W.H. Freeman. Atkins, P. & Jones L. (2010). Chemical Principles. (5th ed.). Freeman. Harris, D.C. (2010). Quantitative Chemical Analysis. (8th ed.). W H Freeman. Holler, J.F. (2000). Analytical Chemistry: An Introduction. (7th ed.). Harcourt College Publishers.  
  • MetodologiaMethodology
    Nas aulas práticas o estudante tem acesso previamente aos protocolos experimentais a realizar em cada sessão de aula, o que lhe permite uma leitura e preparação prévias. Esses protocolos são acompanhados de um conjunto de questões, de modo a garantir a preparação individual e, posteriormente a discussão dos procedimentos e dos resultados.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não