IPLUSO 19632
Radiobiologia e Oncologia
Imagem Médica e Radioterapia (L) (IPLUSO)
-
ApresentaçãoPresentationA UC de Radiobiologia e Oncologia pretende que os alunos obtenham os conhecimentos necessários à compreensão dos processos biológicos e químicos dos organismos celulares como resposta à exposição à radiação ionizante; ainda, pretende-se esclarecer sobre os riscos e efeitos biológicos das radiações ionizantes, quer do ponto de vista deletério, mas também relativamente à utilização de radiação ionizante nos procedimentos (radio)terapêuticos.
-
ProgramaProgrammeRadiobiologia Clínica. Repopulação celular. Redistribuição no ciclo celular. Reoxigenação. Reparação dos danos subletais. Radiosensibilidade e radiocurabilidade. Dano celular: ação direta e indireta da radiação. Interações básicas da radiação. Tipos de danos celulares pela radiação. Radiobiologia dos Tecidos. Fatores envolvidos na resposta dos tecidos à radiação. Ação da radiação ionizante sobre as células. Populações celulares. Resposta celular à radiação. Resposta dos tecidos à radiação. Organização dos tecidos: compartimentos: parenquimatoso e mesenquimatoso. Radiobiologia - radiação com intuito diagnóstico. Modificadores da Resposta dos Tecidos à Radiação. Radiobiologia - radiação com intuito terapêutico - Radioterapia. Efeitos do Oxigénio. Patologia. Doses de Tolerância dos Tecidos Normais à Radiação. Efeitos Biológicos da Radiação.
-
ObjectivosObjectivesDescrever a importância dos conhecimentos de Radiobiologia para o Técnico de Radiologia. Descrever os principais tipos de radiação com intuito diagnóstico (Radiologia e Medicina Nuclear), com intuito terapêutico (Radioterapia), os seus efeitos nos tecidos e a Radiobiologia Clínica. Descrever os processos de interação da radiação com a célula e sua patologia, o seu efeito nos tecidos vivos e a forma como estes respondem aos diferentes tipos de radiação, doses e taxas de dose para que os possa utilizar na prática clínica.
-
BibliografiaBibliography* Joiner, M. C. & van der Kogel, A. (2009). Basic Clinical Radiobiology. 4th Ed.. CRC Press. * Forshier S. (2008). Essentials of radiation biology and protection. 2nd Ed. Thomson Learning. * Raymond W. R. (2007). Cancer biology. New York; Oxford: Oxford University Press. * Hanna, L.; Crosby, T. & Macbeth. F. (2016). Practical Clinical Oncology. 2nd Ed. Cambridge: Cambridge University Press.
-
MetodologiaMethodologyExpositiva, demonstrativa, participativa e resolução de problemas. A unidade curricular pode ser efetivada por avaliação contínua ou por avaliação final. A classificação final (CF) da unidade curricular por avaliação contínua é obtida a partir das classificações obtidas na componente escrita (T) e na componente teórico-prática (TP). A componente escrita consta de duas frequências escritas e é relativa aos conteúdos teóricos. A classificação mínima em cada frequência é de 8 valores. A componente teórico-prática consta de 2 momentos de avaliação realizados durante as aulas práticas, devendo ser igual ou superior a 8 valores. A classificação final é calculada a partir da seguinte fórmula: CF = 0,50 T + 0,50 TP. A classificação de todos os instrumentos de avaliação é expressa numa escala de 0 a 20 valores, sendo que o valor ponderado das classificações obtidas em cada uma das componentes (T e TP) e final da UC tem de ser igual ou superior a 9,5 valores.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS4
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão