IPLUSO 25644
Redes Industriais e Sistemas de Supervisão
Automação e Sistemas Informáticos (L) (IPLUSO)
-
ApresentaçãoPresentationA unidade curricular de Redes Industriais e Sistemas de Supervisão, visa introduzir conceitos e ferramentas essenciais no contexto de conhecer os elementos constituintes sobre redes de automação, abordando os diversos protocolos associados a cada camada. Os alunos desenvolvem procedimentos para comunicação entre PLC numa rede TCP/IP/Modbus, analisar e dimensionam ao nível IP diagramas de rede e aplicação dos diversos serviços presentes numa rede de automação. Os alunos desenvolvem sistemas de supervisão baseados em Node RED
-
ProgramaProgrammeCP1.Noções sobre: transmissão de sinais; comunicação digital; codificação de sinal; capacidade de transmissão de um canal; controlo de erros; teste experimental dos protocolos de comunicação entre equipamentos ModBUS, ProfiBUS e Ethernet CP2.Modelo OSI e Modelo TCP/IP; topologias e nós especiais das redes; Protocolos de Acesso ao Meio CP3. Estudo detalhado de algumas redes de campo: ModBUS, CAN, Profibus, Redes de Sensores (ASi), Ethernet- Profinet. CP4.Conceitos sobre sistemas de supervisão; arquitetura dos sistemas SCADA (Supervisory Control and Data Acquisition) CP5.Estudo de soluções de automação e redes de comunicação aplicadas a ambientes fabris CP6.Noção de processamento digital de imagem: operações Básicas, pré-Processamento de imagem e reconhecimento de objetos.
-
ObjectivosObjectivesOA1.Explicar as capacidades e limitações dos métodos de codificação de sinal, das principais regras de acesso ao meio e de métodos de controlo de erros em redes industriais de automação; OA2.Analisar e avaliar as características das várias redes de comunicação de dados industriais e interpretar as suas especificações; OA3. Desenvolver experimentalmente aplicações de SCADA com software espeficido e utilizar as técnicas de controlo, processamento de dados e processamento de imagem.
-
BibliografiaBibliography– Slides fornecidos pelo docente. – Jordan, J., Serial Networked Field Instrumentation, Wiley, 1995. – Mahalik, N., Fieldbus Technology: Industrial Network Standards for Real-Time Distributed Control, Springer, 2003. – Boyer, S. A., SCADA: Supervisory Control and Data Acquisition, ISA, 2nd. Ed., 1999. - Halsall, F., Data Communications, Computer Networks and Open Systems, Ad.-Wesley, 1996. – Weigmann, J., Kilian G., Decentralization with profibus-dp : architecture and fundamentals, configuration and use with SIMATIC S7 , Verlag : Publicis MCD, 2000 – Gonzalez, R. C., Woods, R. E., Digital image processing using Matlab, Prentice Hall, 2004 – https://www.se.com/ww/en/work/services/field-services/industrial-automation/training-services/plc-training/
-
MetodologiaMethodologyOs tópicos são ainda explorados através da realização de laboratórios práticos para cada um dos diferentes tópicos suportados em guiões fornecidos pelo docente e por um projeto prático efetuado em grupo, correspondendo a 35% da nota. Os resultados de aprendizagem são avaliados individualmente através de um teste escritos ou de exame final, com peso de 50% da nota. Os alunos terão da analisar e apresentar um artigo académico, com um peso para a avaliaão de 25%. Assim a nota final será 50% teórica + 35% prática + 15% artigo academico (NF=0,5*T+0,35*P+0,15*A).
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS7
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão