Skip to main content

IPLUSO 26026

Reflexões Críticas

Desenho (M) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    A disciplina explora o papel das imagens artísticas na formação da subjectividade e na sua função crítica face à cultura visual contemporânea.
  • ProgramaProgramme
    Introdução ao pensamento crítico sobre e através das imagens artísticas Módulo 1: A civilização da imagem e o processo de subjectivação O homo mimeticus (representação, imitação, identificação e contágio) A imagem que nos faz nascer A imagem que nos absorve Módulo 2: A imagem artística como pharmakon Estudos de caso: apresentações dos mestrandos Entre a identificação e a desidentificação A imagem crítica Esta Unidade Curricular elabora o pensamento de filósofos e críticos de arte como John Berger, Philippe Lacoue-Labarthe, Nidesh Lawtoo, Peter Sloterdijk, Marie-José Mondzain, Georges Didi-Huberman e Tomás Maia.
  • ObjectivosObjectives
    Esta Unidade Curricular visa fomentar o pensamento crítico sobre o papel das imagens artísticas perante a omnipresença das imagens no mundo contemporâneo, fornecendo ferramentas analíticas e críticas que auxiliem o mestrando a: Compreender genericamente como é que as representações visuais participam nos processos de subjectivação (auto-imagem, volições e comportamentos) no contexto da nossa condição mimética (articulando conceitos como inconsciente mimético, imitação, identificação e contágio). Diferenciar a imagem artística das restantes representações visuais no que respeita ao seu impacto nos processos de subjectivação (estranhamento do mundo e desidentificação). Problematizar o potencial emancipador e crítico das imagens artísticas na sociedade de consumo (a imagem artística como pharmakon). Aplicar as bases conceptuais acima referidas na análise de imagens artísticas em contexto de debates, apresentações orais e escrita de artigo sobre estudos de caso.
  • BibliografiaBibliography
    Berger, J. (2023). Modos de ver. Fósforo. Lacque-Labarthe, P. (2000). A Imitação dos Modernos: Ensaios sobre Arte e Filosofia. Org. Virginia de Araújo Figueiredo e João Camillo Penna. Paz e Terra. Lacque-Labarthe, P. (2011 [1980]). O paradoxo e a mimese. Trad. Tomás Maia. Projecto Teatral. Lawtoo, N. (2013). The Phantom of the Ego: Modernism and the Mimetic Unconscious. Michigan State University Press. Maia, T. (2022). Vida a crédito: arte contemporânea e capitalismo financeiro. Sistema Solar (Documenta). Mondzain, M. J. (2015 [2007]). Homo spectator: ver > fazer ver. Trad. Luís Lima. Orfeu negro. Mondzain, M. J. (2009). A imagem pode matar? Trad. Susana Mouzinho. Nova Veja. Broome, J., Pereira, A., & Anderson, T. (2018). Critical thinking: Art criticism as a tool for analysing and evaluating art, instructional practice and social justice issues. International Journal of Art & Design Education, 37(2), 265-276.  
  • MetodologiaMethodology
    Nesta Unidade Curricular, adopta-se uma abordagem transdisciplinar, em que os conteúdos programáticos articulam contributos dos estudos artísticos, da filosofia e das ciências sociais. A exposição oral apoia-se na análise e comentário de imagens artísticas e de excertos de textos, podendo valer-se de outros materiais audiovisuais, como trechos de filmes, vídeos ou entrevistas. Sempre que possível, articula-se a exposição teórica com a participação dos alunos através da valorização da colocação de questões, da abertura de espaço para debates e da calendarização de apresentações individuais por parte dos mestrandos. Estas apresentações consistem numa exposição oral em que cada aluno deve analisar criticamente uma imagem artística à sua escolha, seguindo-se um debate coletivo. Posteriormente, essa mesma análise crítica constitui o ponto de partida para a escrita de um artigo, onde o mestrando deve aprofundar e problematizar um dos tópicos abordados em aula.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não