Skip to main content

IPLUSO 26026

Reflexões Críticas

Desenho (M) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    A disciplina investiga o papel das imagens artísticas na formação da subjectividade e o seu potencial crítico face à cultura visual contemporânea.
  • ProgramaProgramme
    Módulo Introdutório: o pensamento crítico sobre e através das imagens artísticas Módulo 1: A civilização da imagem e a obra de arte como pharmakon 1.1 O homo mimeticus (representação, imitação, identificação, construção de subjectividades, a ambiguidade da mimese) 1.2 A imagem que nos faz nascer 1.3 A imagem que nos absorve 1.4 A obra de arte como pharmakon Módulo 2: Estudos de caso   Esta Unidade Curricular elabora o pensamento de filósofos e críticos de arte como John Berger, Philippe Lacoue-Labarthe, Nidesh Lawtoo, Peter Sloterdijk, Marie-José Mondzain, Georges Didi-Huberman e Tomás Maia.
  • ObjectivosObjectives
    Esta Unidade Curricular visa fomentar o pensamento crítico sobre o papel das imagens artísticas perante a omnipresença das imagens no mundo contemporâneo, fornecendo ferramentas analíticas e críticas que auxiliem o mestrando a: Compreender genericamente como é que as representações visuais participam nos processos de subjectivação (auto-imagem, volições e comportamentos) no contexto da nossa condição mimética (articulando conceitos como inconsciente mimético, imitação, identificação e contágio). Diferenciar a imagem artística das restantes representações visuais no que respeita ao seu impacto nos processos de subjectivação (estranhamento do mundo e desidentificação). Problematizar o potencial emancipador e crítico das imagens artísticas na sociedade de consumo (a imagem artística como pharmakon). Aplicar as bases conceptuais acima referidas na análise de imagens artísticas em contexto de debates, apresentações orais e escrita de artigo sobre estudos de caso.
  • BibliografiaBibliography
    Berger, J. (2023). Modos de ver. Fósforo. Lacque-Labarthe, P. (2000). A Imitação dos Modernos: Ensaios sobre Arte e Filosofia. Org. Virginia de Araújo Figueiredo e João Camillo Penna. Paz e Terra. Lacque-Labarthe, P. (2011 [1980]). O paradoxo e a mimese. Trad. Tomás Maia. Projecto Teatral. Lawtoo, N. (2013). The Phantom of the Ego: Modernism and the Mimetic Unconscious. Michigan State University Press. Maia, T. (2022). Vida a crédito: arte contemporânea e capitalismo financeiro. Sistema Solar (Documenta). Mondzain, M. J. (2015 [2007]). Homo spectator: ver > fazer ver. Trad. Luís Lima. Orfeu negro. Mondzain, M. J. (2009). A imagem pode matar? Trad. Susana Mouzinho. Nova Veja. Broome, J., Pereira, A., & Anderson, T. (2018). Critical thinking: Art criticism as a tool for analysing and evaluating art, instructional practice and social justice issues. International Journal of Art & Design Education, 37(2), 265-276.    
  • MetodologiaMethodology
    Nesta Unidade Curricular, adopta-se uma abordagem transdisciplinar, em que os conteúdos programáticos articulam contributos dos estudos artísticos, da filosofia e das ciências sociais. A exposição oral apoia-se na análise e comentário de imagens artísticas e de excertos de textos, podendo valer-se de outros materiais audiovisuais, como trechos de filmes, vídeos ou entrevistas. Sempre que possível, articula-se a exposição teórica com a participação dos alunos através da valorização da colocação de questões, da abertura de espaço para debates, aplicação da flipped classrom, exercícios de escrita acompanhada em aula, relatórios de visitas de estudo e da calendarização de apresentações individuais por parte dos mestrandos.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não