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IPLUSO 22160

Resolução de Problemas, Comunicação e Raciocínio Matemáticos

Educação Básica (L) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    A unidade curricular Resolução de problemas, Comunicação e Raciocínio matemáticos visa proporcionar aos futuros professores o aprofundamento de conhecimentos, tanto de ordem conceptual como metodológica, de modo a desenvolverem, nos alunos, a resolução de problemas como uma capacidade matemática assim como o raciocínio e comunicação matemáticas, valorizando o pensamento  crítico e a originalidade e proporcionando vivências enriquecedoras apoiadas nas suas atividades de exploração e investigação.
  • ProgramaProgramme
    1- Problemas e estratégias de resolução  1.1. O que é um problema?  1.2. Diferentes tipos de problemas  1.3. Estratégias     2- Formulação de problemas 2.1. Estratégias de formulação de problemas  2.2. Seleção e enriquecimento de tarefas    3- Conexões dentro da própria Matemática  3.1. Conexões entre Geometria e Número  3.2. Conexões entre Geometria e Medida  3.3. Conexões entre Números e Álgebra   4-  A resolução de problemas e a capacidade de raciocinar e comunicar matematicamente 4.1. Aprendizagem com compreensão através da formulação e validação de conjeturas 4.2. Aprendizagem com compreensão através da partilha da forma de pensar acerca de ideias e processos matemáticos. 4.3. Argumentação em Matemática: características e significado 4.4. Representações e linguagem.
  • ObjectivosObjectives
    a- Desenvolver a compreensão de diferentes tópicos matemáticos, bem como a utilização destes conhecimentos na resolução de problemas em contextos diversos. b- Desenvolver hábitos de raciocínio, de resolução de problemas, de estabelecimento de conexões e de comunicação matemática. c- Analisar e discutir resoluções de alunos em problemas do ensino básico como ponto de partida para perceber a importância da representação na explicitação de raciocínios e na comunicação matemática. d- Desenvolver a capacidade de resolver e formular problemas.   No final do processo os estudantes devem ser capazes de: 1. Reconhecer o que é um problema. 2. Distinguir diferentes tipos de problemas. 3. Desenvolver diferentes estratégias para o mesmo problema 4. Antecipar diferentes estratégias de resolução de problemas 5. Estabelecer conexões entre tópicos da Matemática na resolução de problemas 6. Comunicar Matematicamente com diferentes representações (oralmente e por escrito) explicitando uma argumentação matemática.
  • BibliografiaBibliography
    Canavarro, A.P., Mestre, C., Gomes, D., Santos, E., Santos, L., Brunheira, L., Vicente, M., Gouveia, M.J., Correia, P., Marques, P., Espadeiro, G. (2021). Aprendizagens Essenciais da Matemática para o Ensino Básico. Lisboa: ME. Har, Yeap, (2013).  Teaching to Mastery-Bar Modeling A Problem-solving Tool. Marshall Cavendish Int (S) Pte Ltd, Singapore NCTM (2007). Princípios e Normas para a Matemática Escolar. Lisboa: APM. Polya, G. (2003). Como resolver problemas. Lisboa: Gradiva. Posamentier, A. & Krulik, S. (2009). Problem Solving in Mathematics, Grades 3-6: Powerful Strategies to Deepen Understanding. Corwin Press. Verschaffel, L. (2010). Use of Representations in Reasoning and Problem Solving: Analysis and Improvement. Routledge. Whimbey, A., Lochhead, J. & Narode, J. (2013). Problem Solving and Comprehension. Routledge  
  • MetodologiaMethodology
    A metodologia aplicada sera¿ baseada num ensino do tipo explorato¿rio. Esta foi consubstanciada nas atividades que a seguir se apresentam. Realizac¿a¿o e discussa¿o de diferentes problemas. Ana¿lise de resoluc¿o¿es de alunos do pre¿-escolar, 1.º e 2.º ciclo em diferentes problemas. Leitura cri¿tica de textos de autor sobre a resoluc¿a¿o de problemas. A avaliac¿a¿o da Unidade Curricular e¿ desenvolvida nas dimenso¿es de avaliac¿a¿o formativa e sumativa. Avaliac¿a¿o formativa: os trabalhos realizados pelos estudantes sera¿o alvo de uma ana¿lise cri¿tica do docente, com inclusa¿o de feedback escrito, proporcionando reflexa¿o e reformulac¿a¿o. Este processo coloca os estudantes perante o erro como um aliado desenvolvendo aprendizagens mais significativas.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não