IPLUSO 19556
Saúde Pública e Epidemiologia
Ciências Biomédicas Laboratoriais (L) (IPLUSO)
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ApresentaçãoPresentationEsta unidade curricular explora as questões culturais e ambientais que contribuem para a saúde e a doença na nossa sociedade. Os conteúdos programáticos incluem uma caracterização do nosso sistema de saúde, epidemiologia, como a socioeconomia dos indivíduos influencia os serviços de saúde, a saúde mundial, a prevenção de doenças e a conscientização da população em risco. Esta unidade curricular explora as formas pelas quais os acupunctores se relacionam e são afetados pelo sistema de saúde pública em Portugal e ma Europa.
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ProgramaProgramme1. Saúde Pública e Epidemiologia 1.1. Conceitos fundamentais 1.2. Evolução da Saúde Pública 1.3. História natural da doença 1.4. Saúde comunitária 1.5. Aplicações da epidemiologia 1.6. Níveis de prevenção 1.7. Tipos de Rastreios e critérios param a criação de um programa de saúde 1.8. Epidemiologia das doenças infeciosas e das doenças crónicas 1.9. Vigilância epidemiológica e o ciclo da vigilância epidemiologia 1.10. Delineamento de um estudo epidemiológico 1.11. Tipos de estudos em epidemiologia 1.12. Conceito de risco 2. Ecologia 2.1. Divisões. 2.2. Componente biótica, abiótica e fluxos dos ecossistemas. 2.3. Como ciência: as quatro componentes. 2.3.1. Método científico aplicado à Ecologia: avaliação científica; análise de risco; educação do público; ação política; continuidade. 2.4. Escalas em Biologia: horizontal e vertical.
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ObjectivosObjectivesAbordar os conteúdos mais relevantes da epidemiologia descritiva e da epidemiologia analítica. Fornecer aos alunos conceitos de ecologia, enquanto disciplina científica transversal, passíveis de serem utilizados para a compreensão de diversos fenómenos ambientais com importância clínica. Descrever a importância da epidemiologia na tomada de decisões em administração da saúde. Estimular os alunos a incorporarem a metodologia epidemiológica no raciocínio profissional. Dominar os principais conceitos da epidemiologia e da saúde pública, tendo em consideração o perfil destes profissionais de saúde. Elaborar um protocolo de investigação epidemiológica. Organizar estratégias alternativas para o controlo, prevenção e vigilância epidemiológica de problemas de Saúde Pública. Incorporar na sua atividade profissional as ferramentas disponíveis em epidemiologia. Ensinar como investigar na área da saúde e interpretar a epidemiologia das doenças.
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BibliografiaBibliographyFarmer, R.; Miller, D.; Lawrenson, R. (1996). Epidemiology and Public Health Medicine. (4th ed.). Blackwell Science. Oliveira, A. (2009). Bioestatística, Epidemiologia e Investigação. Teoria e aplicações. Lidel. Stone, D.B.; Armstrong, R.W.; Macrina, D.M; Pankau, J.W. (1999). Introdução à Epidemiologia. McGraw-Hill. Greenberg R.S.; Daniels S.R.; Flanders W.D.; Eley J.W.; Boring J.R. (2005). Epidemiologia Clínica. (3ª ed.). Artmed Editora. Abramson, J.H. (1990). Survey Methods in Community Medicine. An Introduction to Epidemiological and Evaluative Studies. (4th ed). Churchill Livingston. McKenzie, J.F.; Pinger R. R. (2014). An Introduction to Community & Public Health. (8th ed.). Jones & Bartlett Learning.
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MetodologiaMethodologyNesta unidade curricular, recorre-se à metodologia Team-based learning (TBL), com a realização de tarefas em pequenos grupos, permitindo o desenvolvimento da capacidade de análise e aplicação dos conceitos teóricos.
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS5
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão