Skip to main content

IPLUSO 19556

Saúde Pública e Epidemiologia

Ciências Biomédicas Laboratoriais (L) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    Esta unidade curricular explora as questões culturais e ambientais que contribuem para a saúde e a doença na nossa sociedade. Os conteúdos programáticos incluem uma caracterização do nosso sistema de saúde, epidemiologia, como a socioeconomia dos indivíduos influencia os serviços de saúde, a saúde mundial, a prevenção de doenças e a conscientização da população em risco. Esta unidade curricular explora as formas pelas quais os acupunctores se relacionam e são afetados pelo sistema de saúde pública em Portugal e ma Europa. 
  • ProgramaProgramme
    1.    Saúde Pública e Epidemiologia 1.1.    Conceitos fundamentais 1.2.    Evolução da Saúde Pública 1.3.    História natural da doença 1.4.    Saúde comunitária 1.5.    Aplicações da epidemiologia 1.6.    Níveis de prevenção 1.7.    Tipos de Rastreios e critérios param a criação de um programa de saúde 1.8.    Epidemiologia das doenças infeciosas e das doenças crónicas 1.9.    Vigilância epidemiológica e o ciclo da vigilância epidemiologia 1.10.    Delineamento de um estudo epidemiológico 1.11.    Tipos de estudos em epidemiologia 1.12.    Conceito de risco 2.    Ecologia 2.1.    Divisões.  2.2.    Componente biótica, abiótica e fluxos dos ecossistemas.  2.3.    Como ciência: as quatro componentes.  2.3.1.    Método científico aplicado à Ecologia: avaliação científica; análise de risco; educação do público; ação política; continuidade.  2.4.    Escalas em Biologia: horizontal e vertical. 
  • ObjectivosObjectives
    Abordar os conteúdos mais relevantes da epidemiologia descritiva e da epidemiologia analítica. Fornecer aos alunos conceitos de ecologia, enquanto disciplina científica transversal, passíveis de serem utilizados para a compreensão de diversos fenómenos ambientais com importância clínica. Descrever a importância da epidemiologia na tomada de decisões em administração da saúde. Estimular os alunos a incorporarem a metodologia epidemiológica no raciocínio profissional. Dominar os principais conceitos da epidemiologia e da saúde pública, tendo em consideração o perfil destes profissionais de saúde. Elaborar um protocolo de investigação epidemiológica. Organizar estratégias alternativas para o controlo, prevenção e vigilância epidemiológica de problemas de Saúde Pública. Incorporar na sua atividade profissional as ferramentas disponíveis em epidemiologia. Ensinar como investigar na área da saúde e interpretar a epidemiologia das doenças.
  • BibliografiaBibliography
    Farmer, R.; Miller, D.; Lawrenson, R. (1996). Epidemiology and Public Health Medicine. (4th ed.). Blackwell Science. Oliveira, A. (2009). Bioestatística, Epidemiologia e Investigação. Teoria e aplicações. Lidel. Stone, D.B.; Armstrong, R.W.; Macrina, D.M; Pankau, J.W. (1999). Introdução à Epidemiologia. McGraw-Hill. Greenberg R.S.; Daniels S.R.; Flanders W.D.; Eley J.W.; Boring J.R. (2005). Epidemiologia Clínica. (3ª ed.). Artmed Editora. Abramson, J.H. (1990). Survey Methods in Community Medicine. An Introduction to Epidemiological and Evaluative Studies. (4th ed). Churchill Livingston. McKenzie, J.F.; Pinger R. R. (2014). An Introduction to Community & Public Health. (8th ed.). Jones & Bartlett Learning. 
  • MetodologiaMethodology
    Nesta unidade curricular, recorre-se à metodologia Team-based learning (TBL), com a realização de tarefas em pequenos grupos, permitindo o desenvolvimento da capacidade de análise e aplicação dos conceitos teóricos.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não