Skip to main content

IPLUSO 26035

Seminário de Apoio à Dissertação/Trabalho de Projeto Final

Desenho (M) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    A disciplina oferece apoio contínuo ao desenvolvimento da dissertações, promovendo competências em investigação artística, documentação, ética, e análise crítica.
  • ProgramaProgramme
      Módulo 1: Investigação em Arte 1.1. Investigação artística e Practice as Research 1.2. Investigação teórica 1.3. Cruzamento da investigação teórica e artística 1.4. Ferramentas específicas da investigação em arte 1.5. Conceptualização e tradução da investigação artística Módulo 2: Documentação e Apresentação de Projetos Artísticos 2.1. O registo fotográfico e videográfico da obra de arte e dos processos artísticos. 2.2. Arquivamento e organização. 2.3. Memória descritiva e legendagem. 2.4. Portefólio. 2.5. O papel da narrativa na documentação artística (estudos de caso). Módulo 3: Ética na Prática Artística e na Investigação 3.1. Direitos de autor e propriedade intelectual 3.2. Ética na investigação em Arte 3.3. Consentimento e representação 3.4. Fazer referências de forma ética e académica 3.5. Considerações culturais e contextuais
  • ObjectivosObjectives
      . Adquirir um ambiente de suporte contínuo para o desenvolvimento das Dissertações ou Projetos; . Adquirir uma compreensão das metodologias de investigação em arte, tanto teóricas quanto práticas; . Compreender o papel da "Practice as Research" no contexto artístico; . Desenvolver competências para documentar adequadamente o processo e os produtos artísticos; . Aprender a elaborar uma memória descritiva e um portefólio coerente e impactante; . Ganhar uma compreensão profunda das considerações éticas na prática artística e na investigação; . Compreender e aplicar os princípios de direitos de autor e propriedade intelectual; . Desenvolver uma abordagem crítica para avaliar literatura relevante e trabalhos artísticos, integrando essa análise nas próprias investigações;
  • BibliografiaBibliography
      . Bury, S. (1995). Artists' books: the book as a work of art, 1963-1995. Scholar Press. . Sousa, G. (1988). Metodologia da Investigação, Redação e Apresentação de Trabalhos Científicos. Livraria Civilização. . Frada, J. J. C. (2005). Novo Guia Prático para a Pesquisa, Elaboração e Apresentação de Trabalhos Científicos e Organização de Currículos. Sete Caminhos. . Garner, S. (2008). Writing on Drawing: Essays on Drawing Practice and Research. Intellect. . Molina, J. J. G. (1999). Estrategias Del Dibujo en el Arte Contemporáneo. Cátedra. . Molina, J.J. G. (2005). Los Nombres del Dibujo. Cátedra. . Rose, G. (2022). Visual methodologies: An introduction to researching with visual materials. Visual methodologies, 1-100. . Shaw, I. (2008). Ethics and the practice of qualitative research. Qualitative social work, 7(4), 400-414. . Sousa, G. V. e (1988). Metodologia da Investigação, Redação e Apresentação de Trabalhos Científicos. Livraria Civilização Editora.
  • MetodologiaMethodology
    A metodologia de ensino desta unidade curricular assenta em três pilares metodológicos distintos, cada um contribuindo de forma única para a formação integral do estudante. O primeiro pilar é a exposição teórica. Cada módulo é suportado por aulas teóricas, com apoio em materiais audiovisuais, bibliográficos e outros materiais de apoio preparados antecipadamente pela docência. O segundo pilar é a orientação tutorial. Neste contexto, os docentes trabalham de perto com os estudantes para estabelecer parâmetros de investigação e delineamento do projeto final. Além de fornecer orientação específica, os docentes também incentivam e informam os estudantes sobre eventos académicos relevantes, como chamadas de artigos e conferências, onde a sua pesquisa poderia ser apresentada ou publicada. O terceiro pilar metodológico é a integração de especialistas convidados. Estes oferecem uma dimensão adicional de aprendizagem ao trazer perspetivas e teorias externas e atualizadas.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não