IPLUSO 26049
Seminário de Investigação em Artes
Artes Visuais e Media Digitais (M) (IPLUSO)
-
ApresentaçãoPresentationUnidade curricular dedicada ao desenvolvimento de competências de reflexão crítica sobre a arte contemporânea.
-
ProgramaProgramme1. 1.1. Noções aprofundadas de arte e cultura visual; 1.2. Análise crítica das culturas europeia e americana no século XX: estudo das questões relacionadas com a modernidade e as vanguardas: a ação efémera, a rutura com a tradição e a hibridez; 1.3. Apresentação, análise e discussão da noção de contemporaneidade e a crise do museu. 2. Cultura Visual e os debates políticos e estéticos contemporâneos: 2.1. A produção artística e os movimentos da contemporaneidade: direitos civis, feminismo, migrações, comunitarismo e minorias, queer culture, pós-colonialismo e decolonialismo; 2.2. As disciplinas e a hibridização comunicacional e tecnológica. 3. Metodologias de produção artística 3.1. A sociedade da comunicação global e a web: particularismos e hegemonias estéticas; documentação e apropriacionismo; transmedialidade; 3.2. Os processos teóricos e laboratoriais dos projetos individuais: organização da informação, experimentação e possibilidade de formalização e exposição.
-
ObjectivosObjectivesCada tópico do programa é estudado com apoio na observação de objetos culturais e artísticos (textos, filmes,...) na aula e no exercício de redação de textos críticos. O objetivo da disciplina foca-se na capacitação de reflexão sobre o contexto da arte contemporânea, de boa observação e interpretação dos elementos culturais produzidos por diferentes mundos sociais, o aprofundamento da relação com as artes nos vários domínios e as várias instâncias da comunicação.
-
BibliografiaBibliographyAlpers, Svetlana. ; “The Museum as a Way of Seeing” in Exhibiting Cultures: The Poetics and Politics of Museum Display. Ivan Karp & Steven D.Lavine (eds.). , London: Smithsonian Institution Press. , 1999 (25-32.) Berman, Marshall; “Modernidade Ontem, Hoje e Amanhã” in Tudo o que é Sólido Dissolve-se no Ar. A Aventura da Modernidade., Lisboa: Edições 70., 1982 ( 15-40) Youngblood, Eugene; “The Artist as Ecologist” in Expanded Cinema, , 1970 (345-351.)
-
MetodologiaMethodologyEstudo teórico-prático assente na observação analítica e crítica de obras paradigmáticas da arte contemporânea, acompanhadas pelo estudo contextualizado de círculos de produção artística comunitária, minoritária ou periférica no contexto global; estudo e análise de textos seminais da contemporaneidade de autores, teóricos e artistas do nosso tempo, explorando a sua relação com a história da cultura visual e da história político-social; estudo de documentos e filmes documentais sobre a produção artística e a sua relação com os novos media e modos de comunicação na economia digital; estudo da web, redes sociais e realidade virtual como novas plataforma de criação
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS10
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão