Skip to main content

IPLUSO 19557

Tanatologia e Fetopatologia

Ciências Biomédicas Laboratoriais (L) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    A Unidade Curricular aborda temas essenciais relacionados com a morte e com o estudo de patologias fetais e neonatais. O campo de ação inclui a análise post mortem, a compreensão de processos fisiopatológicos e a investigação de causas de morte. Os domínios de intervenção abrangem desde a pesquisa em Anatomia Patológica até a atuação em serviços de saúde, contribuindo para a melhoria da qualidade dos diagnósticos. A pertinência desta UC no ciclo de estudos é evidenciada pela sua capacidade de preparar profissionais aptos a lidar com situações complexas relacionadas com a morte e com o desenvolvimento fetal, essenciais no contexto das Ciências Biomédicas.
  • ProgramaProgramme
    Tanatologia Passado, presente e futuro Verificação e certificação do óbito Tipos de autópsia: legislação, objectivos, papel dos profissionais  Sala de autópsia: legislação, material e equipamentos de proteção individual, higiene e segurança Técnicas de autópsia Exame do hábito externo e interno nas autópsias médico-legais e anatomo-clínicas Colheita, acondicionamento e transporte de amostras biológicas para exames complementares Fetopatologia
  • ObjectivosObjectives
    Conhecer e aplicar a linguagem técnica na comunicação escrita e oral no âmbito das técnicas tanatológicas. Aplicar as regras de boas práticas de conduta, de higiene e segurança na sala de autópsias. Conhecer as condicionantes legais que envolve a realização dos diferentes tipos de autópsia. Identificar os vários tipos de técnicas tanatológicas e explicar os seus procedimentos. Planear e selecionar a técnica de autópsia consoante o objetivo. Realizar os procedimentos relativos à colheita, acondicionamento e transporte de amostras biológicas para exames complementares. Reconhecer a importância da Fetopatologia no controlo de qualidade do diagnóstico pré-natal e no planeamento familiar.
  • BibliografiaBibliography
    Finkbeiner W.E., Conolly A. J., Ursell P.C., and Davis R.L. (2016). Autopsy Pathology: A Manual and a Atlas. 3rd edition, USA: Saunders Elsevier. Sheaff M.T.,and Hopster D.J.(2005). Post Mortem Technique Handbook. 2nd edition, USA: Springer. Fyfe-Kirschner, B., & Miller, D. V. (2015). Diagnostic pathology: Hospital autopsy. Philadelphia, PA: Elsevier - Health Sciences Division. ISBN: 978-0-323-37676-1 Saukko, P. J., & Knight, B. (2015). Knight’s forensic pathology. 4th edition. CRC Press. ISBN: 978-1-4441-6508-1 Martinovic, J. (2020). Practical Manual of Fetal Pathology. Cham, Switzerland: Springer Nature.  
  • MetodologiaMethodology
    Metodologia expositiva, recorrendo a meios audiovisuais e multimédia, e Team-based learning (TBL), com a realização de tarefas em pequenos grupos de modo a permitir o desenvolvimento da capacidade de análise e aplicação dos conceitos teóricos.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não