IPLUSO 23161
Técnicas de Ilustração
Ilustração e Desenho (L) (IPLUSO)
-
ApresentaçãoPresentationA Unidade Curricular "Técnicas de Ilustração" visa a exploração de técnicas gráficas próprias da ilustração, num âmbito experimental procurando deste modo não só abranger os fundamentos tradicionais da ilustração, como também a inovação e a experimentação, alargando os horizontes conceptuais e práticos dos estudantes. Procura-se assim que os estudantes adquiram um entendimento sólido das técnicas tradicionais de ilustração e desenvolvam uma visão abrangente que incorpore abordagens inovadoras e interdisciplinares no campo da ilustração.
-
ProgramaProgrammeIntrodução teórica sobre a linguagem da ilustração: a relação naturalizada da ilustração (imagem) com o texto; distinção entre mostrar e escrever. Exercícios exploratórios dos media e dos suportes (papéis): Desenhos com media manuais secos: - Grafite - Carvão - Lápis de cera - Lápis de cor - Canetas de feltro Desenhos com media manuais molhados: - Aguarelas - Tintas-da-china - Tintas acrílicas - colagem Desenhos de exploração da linguagem gráfica: ponto, linha, textura, cor, valor, volume, sombras próprias e projectadas, escorços por observação directa de objectos de diversas naturezas. Desenhos de composição a P/B e a cores: simplificação, acentuação, rotação, sobreposição, construção, representação, movimento, ritmo, espacialidade (espaço negativo), agrupamento e dispersão, perspectiva linear e atmosférica por observação directa de objectos de diversas naturezas.
-
ObjectivosObjectivesObjetivos gerais: Conhecimento do desenho como disciplina e técnica estrutural no desenvolvimento de práticas ilustrativas. Estudo prático dos métodos, dos instrumentos gráficos, dos suportes e das técnicas manuais do desenho através de projetos de ilustração. O desenho artístico como ferramenta de comunicação visual e a sua aplicabilidade pertinente na área da ilustração. Objetivos específicos: - Reconhecer, experimentar, explorar, aplicar e dominar diferentes técnicas gráficas a P/B (grafites, tinta-da-china – aguadas e caneta) e a cores (lápis de cor, aguarela, canetas de feltro e tintas acrílicas, lápis de cera, técnicas mistas e colagem). - Desenvolver o desenho de diário gráfico. - Pensar-agir de modo crítico; aplicar corretamente os termos técnicos na análise comparativa de projetos ilustrativos.
-
BibliografiaBibliographyBARNET, S. (2014). A Short Guide to Writing About Art. Boston: Pearson. DAVIDSON, M. (2011). Contemporary Drawing: Key Concepts and Techniques. NY: Watson-Guptill KENTRIDGE, W. (2014). Six Drawing Lessons. Cambridge: Harvard University Press KOLLER, E. L. (2008). Light, Shade and Shadow. Mineola: Dover Pub NORLING, E. (1999). Perspective Made Easy. Mineola: Dover Pub Petherbridge, D. (2010). The Primacy of Drawing: Histories and Theories of Practice. New Haven: Yale University Press STOUT, K. (2015). Contemporary Drawing: From the 1960s to Now. London: Tate
-
MetodologiaMethodologyA metodologia é teórico-prática. A avaliação é contínua com critérios de participação, pontualidade e assiduidade. Serão realizados um conjunto de exercícios de carácter prático e ainda um projeto de trabalho final, no qual o aluno deverá aplicar e demonstrar as capacidades e conteúdos adquiridos. Cada exercício tem um enunciado e uma apresentação audiovisual (PowerPoint, vídeos, livros) exemplificativa do objetivo e demonstrativa dos métodos e dos media, seguido de discussão crítica coletiva. O acompanhamento contínuo do desempenho dos estudantes permite fornecer orientação individual e feedback construtivo ao longo do semestre. Suporte adicional é fornecido através da plataforma Moodle, com a disponibilização de uma variedade de recursos suplementares.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS6
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão