Skip to main content

IPLUSO 19607

Técnicas Laboratoriais em Química e Toxicologia Forense

Laboratório Forense e Criminal (T) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    Conferir formação técnica nas áreas científicas laboratoriais da medicina legal, nomeadamente em Química e Toxicologia Forense. Potenciar conhecimentos cientificos e aptidões laboratoriais e informáticas para entendimento do potencial e limites das análises periciais no ãmbito da Química e Toxicologia Forense.  Compreender a aplicação da toxicologia à resolução de problemas judiciais
  • ProgramaProgramme
      Papel da Toxicologia Analítica em Toxicologia Forense; Conceitos fundamentais em Toxicologia Forense; A aplicação das análises toxicológicas em medicina legal; Procedimentos laboratoriais para análise toxicológica: selecção e recolha das amostras (biológicas e outras encontradas no cenário do intoxicado); Conservação das amostras até análise; Esquemas gerais de separação dos tóxicos nas amostras biológicas com base nas suas características químicas e físicas; Métodos de screening, de identificação inequívoca e de quantificação dos tóxicos; Princípios de quimiometria; Princípios de separação; Técnicas cromatográficas e separação e detecção; Técnicas espectrofotométricas de identificação de quantificação; Controlo de Qualidade
  • ObjectivosObjectives
    Pretende-se mostrar ao aluno as características das diferentes etapas que fazem parte de uma investigação quimico / toxicológica e que incluem o objetivo da investigação / perícia, amostragem, metodologias de análise e interpretação dos resultados. Pretende-se que o aluno adquira conhecimentos sobre a importância da implementação em laboratórios de Quimica e Toxicologia Forense de um Controlo de Qualidade Interno e Externo, Sistema de Gestão da Qualidade e da Acreditação segundo a Norma ISO/EN/17025.  
  • BibliografiaBibliography
      Calabuig, J. Gisbert . Medicina Legal y Toxicología, 6ª ed. (2004). Casarett and Doull¿s. Toxicology: the Basic Science of Poisons, 6th ed. Mc Graw-Hill Companies, Inc. (2001). Levine, B. Principles of Forensic Toxicology, 2nd ed. AACC Press (2003) Khan, JaVed and Kennedy, Thomas and Christian, Donnell. Basic Principles of Forensic Chemistry, 1ª Ed. Humana Press (2012)       
  • MetodologiaMethodology
    Nas aulas práticas o estudante tem acesso previamente aos protocolos experimentais a realizar em cada sessão de aula, o que lhe permite uma leitura e preparação prévias. Esses protocolos são acompanhados de um conjunto de questões, de modo a garantir a preparação individual e, posteriormente a discussão dos procedimentos e dos resultados.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    10
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não