IPLUSO 19594
Tecnologia de Produção Asséptica
Farmácia (L) (IPLUSO)
-
ApresentaçãoPresentationPretende-se que no final desta unidade curricular os alunos tenham adquirido capacidades de intervenção na planificação e estruturação de serviços de Farmacotecnia, aliando os aspetos da qualidade e segurança na manipulação e preparação de formulações galénicas às competências e os procedimentos de técnicas assépticas que conduzam à qualidade em todas as fases de manipulação de medicamentos não estéreis e estéreis. O aluno deve ser capaz de organizar e gerir, de modo eficaz, o tempo e os recursos disponíveis no âmbito da sua atividade, sendo sensível e responsável quanto ao elevado grau de complexidade de algumas atividades associadas à manipulação de citotóxicos e nutrição parentérica, aplicando os conhecimentos teóricos e desenvolver a prática das técnicas de assepsia no contexto da farmácia hospitalar."
-
ProgramaProgrammePreparações estéreis em meio hospitalar 1. Tipos de preparações estéreis em meio hospitalar: 1.1. Manipulação de citotóxicos 1.2. Nutrição pararentérica 1.3. Radiofármacos 1.4. Outras preparações assépticas 2. Requisitos para a manipulação de medicamentos estéreis em Farmácia Hospitalar 2.1. Áreas, instalações e equipamentos 2.2.Equipamento de proteção individual (EPI) 2.3. Preparação e organização do ambiente de trabalho 2.4 Procedimentos de descontaminação 2.5 Procedimentos em casos de derrames 3.Técnicas de manipulação em ambiente asséptico 3.1. Regras e princípios gerais 3.1. Manipulação em câmara de fluxo de ar laminar horizontal 3.2. Manipulação em câmara de fluxo de ar laminar vertical 4. Esterilização, antissepsia e desinfeção 4.1. Definição de esterilização 4.2.Desinfecção e antissepsia 5. Controlo de Qualidade 5.1 Normalização de procedimentos 5.2 Controlo de Qualidade e Indicadores 5.3 Controlo Microbiológico
-
ObjectivosObjectives- Conhecer os métodos de descontaminação, desinfecção e esterilização; - Conhecer as diferentes formas práticas de desenvolver técnicas assépticas em farmácia e sua aplicação nos diferentes contextos de acordo com os diferentes níveis de exigência; - Adquirir espírito crítico perante situações reais e saber que técnicas utilizar em cada contexto, promovendo a segurança global e a qualidade do trabalho; - Aplicar os conhecimentos teóricos e desenvolver a prática das técnicas de assepsia no contexto da farmácia; - Identificar as condições técnicas (instalações e equipamentos) ideais para a aplicação destas técnicas e apresentar, sempre que possível, sugestões para sua melhoria equalidade; - Organizar e gerir, de modo eficaz, o tempo e os recursos disponíveis no âmbito da sua atividade.
-
BibliografiaBibliography• Aulton, M.E., ( 2002) Pharmaceutics - The Science of Dosage Forms Design, 2nd edition, Edinburgh, Churchill Livingstone • Lachman, Lieberman, Kanig, (2001) Teoria e Pratica na Indústria Farmacêutica, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, • Niazi, S. K. ,(2009) Handbook of Pharmaceutical Manufacturing Formulations: Sterile Products. (vol. six - 2nd ed.) New York: Informa Healthcare, • Nunes, F. (2006) – Segurança e Higiene no Trabalho – “Manual Técnico”. Amadora: Editora Gustave Eiffel. 1ª ed., • Oliveira, Lurdes (2007) – Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho “Manual de Apoio”. Porto: Vida Económica, 2ª ed. Karen Davis (2014) Sterile Processing for the Pharmacy Technicians, (Elsevier, Alabama) Mike Johnston (2011) Sterile Products and Aseptic Techniques for the Pharmacy Technician, second edition”, (Pearson)
-
MetodologiaMethodologyNesta unidade curricular, recorre-se à metodologia Team-based learning (TBL), com a realização de tarefas em pequenos grupos, permitindo o desenvolvimento da capacidade de análise e aplicação dos conceitos teóricos.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS4
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão




