Skip to main content

IPLUSO 10843

Tecnologias de Informação e Comunicação

Gestão Comercial e Vendas (T) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    A disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) tem como principal objetivo dotar os estudantes do CTeSP em Gestão Comercial e Vendas de competências digitais essenciais para o desempenho eficaz das suas funções no contexto atual de transformação digital. Num mundo empresarial cada vez mais competitivo e tecnológico, é fundamental que os profissionais da área comercial dominem as ferramentas e recursos que lhes permitem planear, comunicar, analisar e vender de forma mais estratégica e produtiva. Deste modo, a unidade curricular de TIC proporciona uma abordagem prática e aplicada das TIC, com foco nas necessidades reais na área comercial e do marketing.
  • ProgramaProgramme
    Fundamentos das TIC no contexto empresarial Ferramentas de produtividade e colaboração Processador de texto (Ex: Microsoft Word, Google Docs): Elaboração de propostas comerciais e relatórios Folha de cálculo (Ex: Excel, Google Sheets): Gestão de orçamentos, comissões e análise de vendas Fórmulas, funções, tabelas dinâmicas e gráficos Apresentações (Ex: PowerPoint, Google Slides): Criação de apresentações comerciais e de produto Plataformas de colaboração (Ex: Google Workspace, Microsoft Teams): Agendamento, partilha de ficheiros e videoconferência As TIC aplicadas ao marketing e vendas As Tecnologias emergentes nos negócio
  • ObjectivosObjectives
    Ao longo da disciplina, os estudantes irão: - Compreender o papel das TIC nas organizações e na tomada de decisão; - Utilizar ferramentas de produtividade (Word, Excel, PowerPoint) na criação de documentos, relatórios e apresentações comerciais; - Explorar plataformas colaborativas e de comunicação digital; - Aplicar ferramentas digitais ao marketing, às vendas e à gestão de clientes (CRM, redes sociais, email marketing); - Analisar o impacto das tecnologias emergentes, como a Inteligência Artificial, o Big Data e a Internet das Coisas, no setor comercial; - Desenvolver um projeto final integrador que simula a criação e operação digital de uma microempresa, aplicando os conhecimentos adquiridos de forma prática.
  • BibliografiaBibliography
    - Dan, C. M. (2018). Cloud Computing - Theory and Practice. Morgan Kaufmann. - Frye, C. D. (2019). Microsoft excel step by step. Microsoft Press. - Lambert, J., & Cox, J. (2019). Microsoft word step by step. Microsoft Press. - Murray, K. (2015). Microsoft office 365. Microsoft Press.
  • MetodologiaMethodology
    Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL) - Permite aos alunos desenvolvem projetos práticos, aplicando os conteúdos da UC, estimulando o pensamento crítico e a resolução de problemas. Gamificação - Uso de desafios e recompensas para motivar os alunos, tornando o aprendizado mais envolvente. Aprendizagem Colaborativa Online - Utilização de ferramentas digitais como Google Drive para promover o trabalho em grupo e a colaboração em tempo real.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não