Skip to main content

IPLUSO 26047

Teorias da Arte I

Artes Visuais e Media Digitais (M) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    Unidade curricular centrada no desenvolvimento do pensamento crítico e da escrita sobre arte, com foco na análise de obras e conceitos das artes visuais contemporâneas através de diferentes abordagens teóricas e filosóficas.
  • ProgramaProgramme
    Nesta UC, os conteúdos estruturam-se pela aproximação entre as teorias que estiveram na base do desenvolvimento das artes visuais durante o século XX e algumas das diretrizes temáticas da arte contemporânea com base em escritos de artistas, textos de críticos, filósofos, políticos e figuras literárias. Módulo 1. O legado Impressionista: -Cézanne e os textos de artista; -Roger Fry - Visão e Forma; -Objecto artístico - Interpretação, significado e agenciamento. Módulo 2. O advento da Modernidade: Os Manifestos Modernistas; -Clement Greenberg vs. Harold Rosenberg; -Visões e leituras de Rosalind E. Krauss. Módulo 3. Possibilidades no pós-modernismo: - Michael Fried - Absorção e Objectualidade; - Walter Benjamin e o conceito de Aura; - Arthur Danto e ideia de Fim. Módulo 4. Contexto Nacional no séc.XX
  • ObjectivosObjectives
    Objetivos gerais: Consolidar conhecimentos e metodologias com vista ao aprofundamento da capacidade de elaborar reflexões críticas sobre a produção artística e o contexto das artes visuais na contemporaneidade; Incutir o diálogo e agilizar ferramentas de escrita a partir de textos e questões fundamentais para a história, teoria e filosofia da arte; Compreender diferenças e aproximações entre diferentes abordagens teóricas (história, estética, antropologia) em artes visuais. Objetivos específicos: Compreender e interpretar obras visuais, modernas e contemporâneas, através de ideias e conceitos formados por via de teorias e textos icónicos do séc.XX; Gerar argumentos bem informados que rejeitem, desenvolvam ou apoiem questões teóricas importantes relacionadas com a teoria de arte; Pesquisar, escrever e apresentar visões próprias em questões vinculadas à prática artística através de uma ou mais abordagens teóricas. Debater e formular discussões teóricas em grupo e entre pares.
  • BibliografiaBibliography
    . BENJAMIN, Walter (1992). Sobre Arte, Te?cnica, Linguagem e Poli?tica. Lisboa: Relo?gio D’A?gua. ISBN 9789896412708. . CAWS, Mary Ann (ed) (2000). Manifesto: a century of isms. Lincoln: University of Nebraska Press. ISBN 0803264070. . DANTO, Arthur C. (1998). After the End of Art. Princeton, Princeton University Press. . KRAUSS, Rosalind (1998).The Optical Unconscious. London, Massachussetts: October Books, The MIT Press. ISBN 978-0262611053. .FRANC?A, Jose?-Augusto (1974). A Arte em Portugal no se?c. xx. Lisboa: Ed. Bertrand. FOSTER, Hall, R. Krauss, Yve-Alain Bois e Benjamin H. D. Buchloh (2006), Arte desde 1900: modernidad, antimodernidad, posmodernidad, Madrid, Akal. . FRIED, Michael (1998).Absorption and Theatricality: Painting and Beholder in the Age of Diderot. Chicago: The University of Chicago Press, ISBN 978-0226262130. . GONC?ALVES, Rui Ma?rio (1998). A arte portuguesa do se?c. xx. Lisboa: Circulo de Leitores.
  • MetodologiaMethodology
    As metodologias de ensino e aprendizagem da unidade curricular foram concebidas de acordo com o modelo pedagógico da instituição e com os objetivos específicos da UC. A par da abordagem teórica, através da exposição de conteúdos nas aulas, com o auxílio de materiais audiovisuais, bibliografia e acesso a materiais de apoio previamente preparados pela docente (bibliografia, material audiovisual, sugestão de eventos), todos os assuntos são leccionados com incentivo ao diálogo crítico, sob a forma de debates, visitas a exposições e ateliers de artistas e através da contribuição de convidados.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não