Skip to main content

IPLUSO 19648

Tomografia por Emissão de Positrões

Imagem Médica e Radioterapia (L) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    A PET desempenha um papel cada vez mais crucial no diagnóstico e monitorização de diversas doenças, incluindo o cancro, doenças cardíacas e neurológicas. Portanto, os estudantes que concluírem com sucesso esta unidade curricular estarão melhor preparados para entender os princípios fundamentais do funcionamento do equipamento e do sistema de deteção, bem como os procedimentos técnicos de controlo de qualidade, aquisição e reconstrução de imagem e da sua avaliação.
  • ProgramaProgramme
    Radioquímica na produção de radionuclídeos e radiofármacos PET e controlo de qualidade Princípios Físicos da PET: Instrumentação e Controlo de Qualidade Aplicações Clínicas em PET: Oncologia Aplicações Clínicas em PET: infeção e inflamação Aplicações Clínicas em PET: Neurologia Aplicações Clínicas em PET: Cardiologia Avanços e atualizações em PET
  • ObjectivosObjectives
    Descrever os fundamentos teóricos da Tomografia por Emissão de Positrões. Identificar os principais radiofármacos. Descrever as aplicações médicas e biomédicas da Tomografia por Emissão de Positrões. Efetuar o controlo de qualidade associado a esta técnica de imagem. Compreender a estreita corelação existente entre a informação fisiológica obtida, a patologia e os dados morfológicos provenientes da tomografia computorizada e ressonância magnética.
  • BibliografiaBibliography
    Granov, A. (2013). Positron emission tomography. Springer. Peller, P. (2012). PET-CT and PET-MRI in oncology: a practical guide. Springer. Pedroso de Lima, J.J. (2008). Física em medicina nuclear. Imprensa da Universidade de Coimbra. Jadvar, H.; Parker, J. A. (2005). Clinical PET and PET/CT. Springer-Verlag London limited.  
  • MetodologiaMethodology
    A metodologia de ensino desta unidade curricular considera uma abordagem focada na exposição e demonstração dos conteúdos. Pretende-se implementar uma forte dinâmica por parte dos estudantes na procura de soluções para a resolução de problemas, sob orientação do docente. A conclusão da presente unidade curricular poderá ser realizada de duas formas: avaliação continua ou por exame final. A avaliação contínua da unidade está organizada em duas frequências para a componente T (50%), com classificação mínima em cada frequência de 8 valores. A componente PL (50%) é avaliada através de dois trabalhos com apresentação oral, com nota mínima de 8 valores. A nota mínima a cada componente (T e PL) é de 9,5 valores. A avaliação final é expressa numa escala de 0 a 20 valores, sendo que a unidade curricular só será considerada concluída com sucesso se o valor ponderado obtido no cálculo de CF for igual ou superior a 9,5 valores.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não