Skip to main content

IPLUSO 21784

UFC II - Enfermagem da Criança e do Jovem

Enfermagem (L) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    A Unidade de Formação Clínica Enfermagem da Mulher, da Criança e do Jovem (UFCII) será realizada em Unidades Hospitalares, nos serviços de Obstetrícia, nomeadamente internamento de puérperas, urgência obstétrica e ginecológica e bloco de partos, nos serviços de Pediatria, nomeadamente no Internamento de Pediatria, consultas de Pediatria, Unidades de cuidados intermédios neonatais e em unidades de cuidados de saúde personalizados em contexto de consulta de vigilância da gravidez e puerpério. Os estudantes realizam o ensino na àrea da saúde da Mulher e da Saúde da Criança e Jovem com uma duração de 5 semanas em cada contexto, num total de 300 horas, realizando em média 5 turnos semanais com presença obrigatória e tendo um limite de 10% de faltas devidamente justificadas.
  • ProgramaProgramme
    Nos Serviços onde efetuam o estágio, pretende-se que os estudantes realizem: Acolhimento / atendimento da Mulher na Consulta de Ginecologia, Internamento de Ginecologia e Urgência de Ginecologia; Acolhimento / atendimento da Grávida na Consulta de Obstetrícia, Internamento de Grávidas, Urgência de Obstetrícia e Bloco de Partos; Observação/ realização de exames complementares de diagnóstico: cardiotocografias, ecografias, colheitas de produtos para análises; Cuidados à Parturiente nos diversos estádios do trabalho de parto; Cuidados ao Recém-nascido no Puerpério e na Unidade de Cuidados Intermédios Neonatais; Cuidados à Criança e Jovem/Família. Desenvolvimento de trabalhos académicos nomeadamente planos de cuidados direcionados aos clientes e respetivas fichas terapeuticas.  
  • ObjectivosObjectives
    Mobilizar competências relacionais e de comunicação assertiva com a mulher grávida, puérpera, recém nascido, criança, jovem e família/pessoa significativa no âmbito da saúde materna, infantil e infanto juvenil. Mobilizar conhecimentos inerentes às intervenções de enfermagem de saúde materna e infantil aos vários níveis de prevenção; Prestar cuidados de enfermagem de forma autónoma, enquanto elemento inserido na equipa multidisciplinar, de forma a contribuir para o processo denrecuperação/reabilitação da grávida, puérpera, recém nascido, criança, jovem e Pessoa/Família/Pessoa significativa, com alterações de saúde, não descurando a promoção da mesma e prevenção da doença. Identificar o papel do enfermeiro no acompanhamento da pessoa, família e comunidade, no âmbito da saúde materna, infantil e infanto juvenil; Planear os cuidados com metodologia científica.
  • BibliografiaBibliography
    Amaral, C.; Pousa, O.; Sequeira, A. (2020). Procedimentos de Enfermagem em Saúde Materna e Obstétrica.1ªed. Lisboa. Lidel Batista, M.; Marques, R.; Nené, M. (2016).Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica. 1ª ed. Lisboa. Lidel. Bobak, I,, M.; et al, (1999). Enfermagem na maternidade. Loures: Lusociência. Figueiredo, M.; Ramos, A. (2020).Enfermagem em Saúde da Criança e do Jovem.1ª ed . Lisboa. Lidel Levy, L; Bértolo H. (2008). Manual do Aleitamento Materno. UNICEF Lowdermilk, P. (2008). Enfermagem na Maternidade. 7ª ed. Lisboa. Lusodidata. Kenner, C.. (2001). Enfermagem neonatal . Rio de Janeiro: Reichamann l & Affonso. Oxorn, Harry. (1989). Trabalho de parto. 5ª ed. São Paulo: Livraria Roca. Wong, D. (1999). Enfermagem pediátrica: Elementos essenciais à intervenção efectiva. 5ªed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.  
  • MetodologiaMethodology
    Dado o carácter específico da Unidade Curricular (estágio), as atividades desenvolvidas no contexto clínico  permitirão a reflexão supervisionada na ação, estratégia essa que, de acordo com as correntes da Escola Nova, é facilitadora da aquisição de conhecimentos, atitudes e valores fundamentais a qualquer profissão que, durante a formação, requer imersão na prática, designadamente a Enfermagem.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    17
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Sim