Skip to main content

IPLUSO 22199

Uso sustentável dos Ecossistemas Terrestres

Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (M) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    Esta Unidade Curricular tem como objetivo adotar uma abordagem sistémica, integrando os temas ambientais de forma holística em todas as atividades educativas destinadas à educação infantil e ao ensino do 1º ciclo do ensino básico. O âmbito de atuação abrange a sensibilização e a educação das crianças sobre a importância da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente, incluindo a promoção da compreensão dos ecossistemas, dos recursos naturais e da interdependência entre os seres humanos e a natureza. Além disso, contribui para estimular a adoção de comportamentos e práticas sustentáveis
  • ProgramaProgramme
    1.Sustentabilidade Ambiental. Conceito    Perspetiva histórica do conceito de sustentabilidade ambiental 2.Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)   Introdução aos objetivos para o desenvolvimento sustentável (ODS). O ODS15(Vida terrestre 3. Ecossistemas terrestres. Estrutura e funcionamento. Transferência de matéria e energia nos ecossistemas. Importância social e económica dos ecossistemas terrestres Dimensão humana da proteção e gestão do ecossistema 4. Os desafios enfrentados pelos ecossistemas terrestres Degradação dos ecossistemas. Perda de Biodiversidade O impacto das alterações climáticas nos ecossistemas terrestres Situação atual e cenários. Casos práticos. Discussão 5. Sistemas de Gestão para Ecossistemas Terrestres Gestão de Área Protegida Gestão de Floresta Sustentável Outras estratégias 6. Programas. Projetos. Políticas Públicas Ações locais/regionais/nacional e interplanetárias 7.Atividades práticas
  • ObjectivosObjectives
    Esta U. C. visa promover conhecimentos, aptidões e competências para proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres. Assenta na prossecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, especialmente no ODS13 (Ação Contra a Mudança Global do Clima) e ODS 15 (Vida Terrestre). São definidos os objetivos: 1. Analisar a perspetiva histórica do conceito de sustentabilidade ambiental 2. Discutir os fatores que reduzem a resiliência de um ecossistema terrestre face à sua defesa às alterações climáticas, às atividades humanas entre outros 3. Investigar a natureza dos fatores, as características e impactes relacionados, que visem alterações ao nível do comportamento individual e na gestão dos recursos territoriais local e internacional 4. Discutir meios de integração da sustentabilidade ambiental nas políticas ambientais atuais 5. Promover competências para apoiar a conservação e preservação dos recursos terrestres locais
  • BibliografiaBibliography
    Carlotto, M. (2016). A Natureza na Educação Infantil . Papirus Editora Direção-Geral de Educação [DGE]. (2016). Educação ambiental para a sustentabilidade . http://www.dge.mec.pt/documentacao-de-referencia ICNF (2020). Descubra as nossa áreas protegidas . Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I. P. (ICNF) https://www.icnf.pt/noticias/descubraasnossasareasprotegidas Kishimoto, T. (2011). Educação Ambiental no Jardim de Infâ ncia.Cortez Editora Oliveira, N. V., & Navega, F. (2017). Relatório nacional sobre a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável . M. dos Negócios Estrangeiros UNESCO. (2017). Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Objetivos de Aprendizagem . https://ods.imvf.org/wpcontent/uploads/2018/12/Recursos-ods-objetivos-aprendizagem.pdf Wright, R. T. (2010). Environmental science. (11th ed). Pearson Education Zabalza, M. (1998). Qualidade em educação infantil . Tradução Beatriz Affonso Neves. Artmed
  • MetodologiaMethodology
    Aulas teórico-práticas adotando métodos ativos diversificados: discussão, resolução de problemas, flipped classroom e a análise de questões concetuais e de casos reais. São propostos trabalhos de leitura e pesquisa orientados para problemáticas ambientais em grupo, trabalho de projeto e de discussão de questões controversas entre outros.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    3
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não